Calvície: Clínica Santa Maria investe em tratamentos

Problema que afeta tanto homens quanto mulheres, a calvície tem tratamento

A queda excessiva de cabelos afeta significativamente a aparência. Ao contrário do que muitos pensam, não é uma preocupação exclusiva dos homens. Embora eles sofram bem mais com o problema — estima-se que 80% daqueles com mais de 80 anos sofrem com a calvície —, as mulheres também podem sofrer com a perda capilar.

O problema pode ser desencadeado por inúmeros fatores de ordem genética e hormonal. Além disso, há outras questões. Mas a boa notícia para quem sofre com a perda de cabelo é que há inúmeras opções de tratamento. Aliás, esse é um bom motivo para os pacientes da Clínica Santa Maria comemorarem. O setor de dermatologia está investindo pesado no tratamento contra a calvície.

Segundo a Dra. Viviane Mansur, dermatologista da Clínica Santa Maria, essa já era uma queixa antiga de seus pacientes. “A queda capilar ou o desejo de melhora na qualidade dos fios é uma questão recorrente e, de fato, merece uma atenção especial”, diz. Ela conta ainda que o setor se desenvolveu muito nos últimos anos. “Essa evolução permitiu que pudéssemos oferecer aos nossos pacientes diversos tipos de tratamentos, todos com ótimos efeitos”.

Entre os tratamentos mais usados, ambos disponíveis na Clínica Santa Maria, estão:

1. Mesoterapia Capilar

O processo está ajudando mulheres e homens no mundo todo a derrotar o grande vilão da calvície. “O tratamento consiste na injeção no couro cabeludo de substâncias que, dependendo da causa e objetivo do paciente, estimulam o nascimento, crescimento e qualidade dos fios”, explica a dermatologista. A grande vantagem do tratamento, segundo Viviane, é que uma vez que as substâncias são injetadas diretamente no couro cabeludo os resultados aparecem mais rapidamente. “Além disso, é bastante cômodo já que as sessões precisam ser realizadas apenas em torno de uma vez ao mês”.

Ela diz ainda que entre as substâncias usadas estão, por exemplo, vitaminas e fatores estimulantes do crescimento. “A Mesoterapia Capilar tem indicação em praticamente todas as causas de queda capilar, e também naquelas pessoas que desejam apenas a melhora da qualidade e crescimento dos fios. O que mudará apenas são as substâncias selecionadas para atingir o objetivo”, explica.

Mas é claro que, como grande parte dos tratamentos existentes, há contraindicações. “O tratamento deve ser feito por um profissional habilitado, uma vez que é importante escolher com cuidado as substâncias usadas. Além disso, é preciso estar atento às alergias, assim como lesões ativas no couro cabeludo e mulheres grávidas ou que estão amamentando”, diz.

2. Tratamento com luz de LED

Outra forma bastante eficaz no combate à calvície é o tratamento com luz de LED. Segundo a Dra. Viviane Mansur, o método aumenta e nutre a circulação sanguínea do couro cabeludo por meio de estímulos a laser. “O tratamento com luz de LED ajuda a interromper a queda, devolvendo nutrientes aos folículos capilares que alimentam a raiz do cabelo para nascerem fios mais resistentes e de forma mais rápida”, explica ela, que ainda completa: “Trata-se de um processo indolor, rápido e eficaz”.

O tratamento não tem qualquer contraindicação, mas é importante ter em mente que, assim como qualquer procedimento dermatológico, ele deve ser executado por um profissional habilitado. “O que irá limitar o tratamento é a avaliação do médico e as condições especiais de cada paciente”, explica.

A Dra. Viviane Mansur ainda conta que há vantagens em fazer os dois tratamentos de forma combinada. “Os dois tratamentos podem ser feitos de forma individual. No entanto, quando juntos, apresentam maior eficácia, um potencializando o efeito do outro”.

1 Comment
  • Vera Guedes
    Posted at 21:23h, 17 dezembro Responder

    Boa noite! Tenho um problema bem sério na questão de queda de cabelo na parte frontal, cabelo bem fino, seco, ja tomei vários medicamentos , o ultimo tratamento que fiz foi aplicações injetáveis no couro cabeludo, melhorou tipo 40 %, mas logo iniciou novamente a queda. Gostaria de saber o que seria mais eficiente p o meu caso.

Post A Comment