Câncer: a importância da prevenção

Alguns fatores de risco do câncer podem ser evitados diminuindo assim as estatísticas da doença

De acordo com a mais recente pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que 596 mil novos casos de câncer tenham se confirmado entre 2016 e 2017 no Brasil. Nesse cenário, a prevenção do câncer aparece como uma ação tomada para reduzir a chance de contrair a doença e diminuir esse índice. Ao prevenir a doença, o número de novos casos pode ser reduzido, reduzindo também o número de mortes.

O problema é que o câncer não é uma doença única, mas um grupo de doenças relacionadas. Sendo assim, são muitos os fatores que podem aumentar ou diminuir os riscos de desenvolver câncer. Entre os principais entram questões como alterações nos genes, estilo de vida e meio ambiente.

Ainda assim, diversos pesquisadores em todo o mundo estudam formas de ajudar a prevenir o câncer, e nisso se incluem:

·         Formas de evitar ou controlar os fatores que podem causar a doença.
·         Mudanças no estilo de vida e na alimentação.
·         Detecção precoce de condições pré-cancerosas.
·         Quimioprevenção.

Fatores que aumentam o risco de câncer

Embora ainda sejam objeto constante de estudos, pesquisadores já levantaram alguns que são comprovadamente um risco. O problema é que alguns fatores de risco do câncer podem ser evitados, mas muitos outros não. Por exemplo: fumar ou determinados genes hereditários são fatores de risco para alguns tipos de câncer, mas apenas o tabagismo pode ser evitado. De qualquer forma, aqui mencionaremos os principais fatores.

Tabagismo: O uso do tabaco é fortemente associado a um risco aumentado para muitos tipos de câncer. Fumar cigarros é a principal causa da leucemia mielóide aguda (LMA) e dos cânceres de bexiga, esôfago, rim, pulmão, boca e orofaringe, pâncreas e estômago. Quem não fuma ou decide largar o cigarro reduz muito o risco de contrair a doença. Pesquisadores inclusive creditam o mau hábito como causa de cerca de 30% de todas as mortes pela doença.

Infecções

Pode parecer novidade para algumas pessoas, mas existem vírus e bactérias que podem causar câncer, e são responsáveis pela maior parte dos casos em países em desenvolvimento. Alguns exemplos de vírus e bactérias causadoras de câncer incluem o papiloma vírus humano (HPV), o vírus da hepatite B e da hepatite C, o vírus Epstein-Barr e a Helicobacter pylori. Duas vacinas para prevenir a infecção por agentes causadores de câncer foram desenvolvidos e aprovadas pelos órgãos de vigilância. Uma é uma vacina para prevenir a infecção pelo vírus da hepatite B. A outra protege contra a infecção pelo papiloma vírus humano (HPV), que causa o câncer de colo do útero. Entretanto, os pesquisadores continuam trabalhando no desenvolvimento de novas vacinas contra infecções causadoras de câncer.

Radiação

Estar exposto à radiação é uma causa conhecida de câncer. Existem dois tipos principais de radiação associada com um risco aumentado para a doença: a radiação ultravioleta proveniente do sol, que é a principal causa do câncer de pele não melanoma, e as radiações ionizantes. A exposição às radiações ionizantes incluem os exames para diagnóstico do câncer, como raios X, tomografia computadorizada, fluoroscopia e exames de medicina nuclear; e o gás radônio, presente no solo das moradias.

Medicamentos Imunossupressores

Eles são aqueles usados em pacientes transplantados para evitar a rejeição do órgão recebido, e  estão ligados a um risco aumentado de câncer, uma vez que diminuem a capacidade do corpo de bloquear o desenvolvimento da doença.