Check-up médico: saiba qual é a hora certa de fazer

Acompanhe o texto e saiba qual é a frequência ideal para realizar o check-up médico e confira mais dicas para manter a saúde em dia.

Os cuidados básicos com a saúde são de extrema importância para quem preza por uma boa qualidade de vida. Assim como a alimentação e a realização de atividades físicas, o check-up médico faz parte desses cuidados e consiste na realização de uma série de exames, sejam eles clínicos, de imagem ou laboratoriais, que fazem parte de um acompanhamento médico de rotina.

O objetivo do check-up é avaliar o estado geral de saúde do paciente e diagnosticar precocemente alguma doença que ainda não tenha manifestado sintomas.

Momento ideal do check-up por idade

Para que você esteja sempre em dia com a sua saúde, o ideal é que o check-up seja feito com a seguinte frequência:

• Adultos e crianças saudáveis: 1 vez ao ano;
  • Portadores de doenças crônicas (hipertensos, diabéticos, pacientes em tratamento contra o câncer, etc): de 6 em 6 meses;
  • Pacientes com fatores de risco (obesidade, fumantes, sedentários, colesterol elevado, etc): 1 vez ao ano

A atenção de pacientes com fatores de risco com a saúde deve ser maior. Por isso, além do acompanhamento médico e da realização de exames, é muito importante estar atento aos sinais, principalmente se surgirem cansaço, dores no peito, falta de ar ou alguma outra mudança repentina no organismo.

Exames mais comuns

Os principais exames pedidos pelos médicos em um check-up são:

• Glicemia em jejum;
  • Hemograma;
  • Ureia e creatinina;
  • Ácido úrico;
  • Colesterol total e frações;
  • Triglicerídeos;
  • TGO/AST e TGP/ALT;
  • TSH e T4 livre;
  • Fosfatase alcalina;
  • Gama-glutamiltransferase (GGT);
  • PCR;
  • Exame de urina;
  • Exame de fezes.

Além desses, outros exames podem ser solicitados de acordo com o estado geral de saúde da pessoa e com o sexo. Em relação aos exames radiológicos, normalmente são solicitados pelo médico a realização de ultrassonografia abdominal, raio-x de tórax, eco e eletrocardiograma e exames oftalmológicos.

Em suma, a realização de exames anuais previne ou detecta diversas doenças, possibilitando atuação médica o mais rápido possível. Por isso, se estiver na hora de fazer o seu check-up médico, entre em contato com a Clínica Santa Maria e agende sua consulta. Possuímos profissionais de diversas especialidades e realizamos diversos exames para te ajudar a manter a saúde em dia.

Tags:
,