máscaras

Máscaras de proteção podem causar espinhas?

Leia o texto e tire todas as suas dúvidas sobre a relação entre as máscaras e a formação da acne.

Com a pandemia do novo coronavírus, as máscaras se tornaram itens essenciais em nossas vidas. Você com certeza sentiu alguma alteração na sua pele durante o período de quarentena, não é mesmo? A mudança de hábitos e alimentação é sim um grande causador do aparecimento de cravos e espinhas, mas uma nova prática está propiciando o aumento dessas indesejadas marcas: o uso das máscaras de proteção.

“Maskne” = Máscara + acne

Sim, as máscaras podem causar ou até mesmo piorar os quadros de acne. Inclusive, o termo “maskne” foi criado para caracterizar a formação de lesões de acne ocasionadas pelo uso de máscaras faciais.

Essas leões acontecem porque o calor e a fricção gerados pelas máscaras podem aumentar a resposta inflamatória e a produção de sebo das nossas glândulas. Assim, o número de espinhas de pacientes predispostos tende a aumentar. Além disso, novas lesões podem se formar em pacientes que possuem a pele normal.

Como evitar a formação de espinhas utilizando máscaras?

  • Evite usar base e corretivo na região irritada. Deixe sua pele respirar o máximo possível;
  • Higienize sua pele 2 vezes ao dia, com sabonete orientado pelo seu dermatologista;
  • Não estoure suas espinhas;
  • Utilize hidratantes a base de substâncias calmantes, como vitaminas A e E, ceramidas ou algum outro indicado pelo seu dermatologista, que seja específico para seu tipo de pele. Faça isso de 20 a 30 minutos antes de colocar a máscara;
  • Lave sua máscara de tecido diariamente. Assim, você evita a proliferação de vírus, bactérias e fungos.

 

Em suma, esse tipo de acne geralmente é temporário. Por isso, lembre-se sempre de consultar um dermatologista de confiança para indicar os tratamentos corretos para lesões ocasionadas pela acne e para problemas associadas, como rosácea e dermatites, que também podem piorar com o uso de máscaras. A Clínica Santa Maria conta com as Dras. Viviane Mansur, Nathália Bastos e Karine Frazão para atender você na área de dermatologia.

No Comments

Post A Comment