Mulher de 40 anos: dicas para manter a saúde e o bem-estar em dia

A chegada dos 40 anos é um marco, e demanda alguns cuidados extras com a saúde

A chegada dos 40 anos é um marco na vida das mulheres. Mas nem sempre elas encaram essa fase muito bem. Só que não precisa ser assim. Afinal, a idade traz mais maturidade, estabilidade e qualidade de vida. É claro que é preciso estar sempre atenta a qualquer mudança em seu corpo e, para isso, é necessário focar-se mais na própria saúde.

É aos 40 anos a mulher entra na menopausa, o corpo perde algumas vitaminas, a pele fica um pouco mais ressecada, cabelos ficam mais quebradiços e sem vida e o metabolismo é mais lento. Pensando nisso, separamos algumas dicas para cuidar da saúde nessa fase tão emblemática.

Rotina de exames

Nessa fase fica ainda mais importante fazer check-ups frequentes. Ao longo da vida toda mulher segue, ou deveria seguir, um cronograma de consultas e exames que auxiliam a prevenir doenças. Mas depois dos 40 anos a lista de procedimentos necessários para o acompanhamento da saúde feminina fica ainda maior. Os principais cuidados são com a saúde cardíaca e ginecológica.

Depois que a mulher inicia a atividade sexual, o papanicolau e o ultrassom transvaginal devem ser feitos anualmente, mas nessa fase eles devem ser feitos de seis em seis meses. Além disso, a partir dos 40 anos também é indicada a realização da mamografia, pois há um risco maior da mulher desenvolver câncer de mama. Com a chegada da menopausa ainda é preciso inserir no calendário de exames a densitometria óssea para diagnosticar a osteoporose.

O que muita gente não sabe é que as alterações hormonais da menopausa interferem não só na saúde ginecológica, mas também no coração da mulher. Isso acontece porque o estrogênio, hormônio fabricado durante a fase reprodutiva, ajuda a proteger os vasos sanguíneos e a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos. Na menopausa a fabricação do hormônio diminui, fazendo com que o coração perca uma proteção natural e fique mais sujeito ao infarto. Na prática, faz-se ainda mais importante o acompanhamento cardiológico nessa fase da vida.

Prática de exercícios

Manter uma rotina de exercícios físicos é importante em qualquer idade, mas fica ainda mais depois dos 40 anos. Pode ser praticando atividades em uma academia, fazendo uma caminhada, ou dando uma pedalada no parque. Esse tempo que você passa praticando exercícios físicos aumenta o poder do metabolismo, ajudando a evitar diversas doenças, como as cardiovasculares.

Alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável também é importante em qualquer fase da vida. No entanto, quando chegamos aos 40 anos é necessário o acréscimo de mais alguns itens para ter mais benefícios para seu corpo. Separamos uma lista de alimentos que devem fazer parte do seu cardápio nessa fase:

  • Frango – É uma grande fonte de proteína, mantém o peso ideal e constrói músculos saudáveis.
  • Aveia – Ajuda a reduzir o colesterol ruim. Possui também antioxidantes que protegem contra a aterosclerose.
  • Cereja – É uma rica fonte em antioxidantes e antocianina, ajudando a combater doenças como gota e artrite.
  • Peixe – Possui ômega 3 e pode diminuir a pressão arterial e reduzir o risco de arritmia cardíaca. Os peixes que mais possuem ômega 3 são o salmão, o atum e a sardinha.
  • Amêndoa – Ajuda a reduzir os níveis de açúcar e colesterol. Estudos comprovam que ingerindo em torno 60g de amêndoas por pode ajudar a evitar doenças do coração e diabetes.
  • Soja – Tem isoflavona, que ajuda a diminuir o colesterol e ajuda a aumentar a densidade óssea em mulheres.
  • Tomate – Possui licopeno, que é um antioxidante capaz de inibir a formação de células cancerígenas. Além disso, ele protege as paredes das artérias da formação de placas.

Lembre-se: o mais importante para prevenir doenças é manter uma vida saudável. Praticar atividades físicas, não fumar, manter o peso ideal de acordo com a idade e altura, evitar comidas gordurosas e com muito sal. Tudo isso ajuda a manter o bom funcionamento do organismo por um período prolongado e a prevenir diversos problemas de saúde, como diabetes do tipo 2, infarto e câncer.

2 Comments
  • Maria Cristina Rodrigues Dos Santos
    Posted at 09:26h, 21 outubro Responder

    Gostei do texto

  • Maria Cristina Rodrigues Dos Santos
    Posted at 09:27h, 21 outubro Responder

    Parabéns pelo trabalho

Post A Comment