Novembro Azul alerta sobre a importância do diagnóstico precoce

O câncer de próstata é o com maior incidência entre homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Novembro azul faz o alerta.

Nesse mês de novembro é quando acontece a campanha Novembro Azul que, a exemplo do Outubro Rosa, visa conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para se ter ideia, esse é o tipo de câncer mais comum no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele. A previsão é que, no Brasil, ocorram aproximadamente 61 mil novos casos por ano.

De acordo com o Dr. Frederico Paes Barbosa, chefe do setor de oncologia da Clínica Santa Maria, o principal fator de risco para a doença é a idade. “Embora o câncer de próstata possa ocorrer em pacientes mais jovens, o grande número de casos ocorre após os 60 anos. Mas há outros fatores de risco também: histórico familiar, dieta rica em gordura e muito calórica e obesidade. Homens negros também têm uma maior predisposição para a doença”, explica o médico.

O grande perigo do câncer de próstata reside no fato de que, muitas vezes, é uma doença silenciosa. Mas, segundo o Dr. Frederico, as coisas têm avançado. “Devido ao conhecimento da população hoje, a maioria dos casos são diagnosticados mesmo sem sintomas. E isso é muito bom”, diz. Mas ele completa: “Alguns pacientes podem apresentar dificuldades para urinar, sangramento na urina, ir ao banheiro várias vezes durante a noite, entre outros”.

Ainda de acordo com o médico, existem formas de rastrear o câncer de próstata em fase inicial. “A melhor forma é por meio do exame urológico e da dosagem do exame PSA no sangue, que deve ser realizado anualmente em pacientes com mais de 50 anos. Em pacientes negros ou com história familiar positiva, esse rastreio pode começar aos 40 anos”, explica.

Prevenção

Quando o assunto é o tratamento do câncer de próstata, o oncologista explica que ele varia muito. “Depende de como encontramos a doença e também de sua característica. Algumas são bem indolentes e outras são bem agressivas. Mas as possibilidades variam entre apenas acompanhamento, até cirurgia, radioterapia, uso de bloqueio hormonal e, em alguns poucos casos, a quimioterapia”, diz.

As chances de cura, ele diz, são altas quando o câncer de próstata é descoberto precocemente. “Felizmente a mortalidade é baixa. Ou seja, apesar da alta incidência, conseguimos curar muitos pacientes. Daí a importância dos exames de rastreio”, afirma ele, que ainda completa: “As medidas de prevenção não são muito eficazes. Por isso o investimento maior deve ser no diagnóstico precoce. Mas, ainda assim, é importante evitar a obesidade e ficar de olho na dieta”. E o médico reforça: o câncer de próstata pode ser curado. “Aproveite o estímulo da campanha Novembro Azul e faça a sua avaliação”, finaliza.