Outubro Rosa: mês da luta contra o câncer de mama

O mês de outubro é mundialmente marcado por uma cor: a rosa. Dedicado às campanhas de conscientização, prevenção e detecção precoce do câncer de mama, o movimento tem ganhado força com o passar dos anos. Esse tipo é o mais comum entre as mulheres. No Brasil ocupa o segundo lugar entre todos os tipos de cânceres detectados, ficando atrás somente do câncer de pele.

O Outubro Rosa nasceu em 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Chegando ao Brasil somente em 2002 e sendo aderido pelo Instituto Nacional do Câncer em 2010, o movimento surgiu na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e ganhou âmbito mundial. Atualmente, ele tem o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, promover a conscientização e proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.

Para se ter uma ideia, somente neste ano, no Brasil, o INCA e o Ministério da Saúde estimam 60 mil novos casos da doença, aproximadamente. Pensando em combater e, até, diminuir a incidência da doença, o Instituto promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema. São abordados a prevenção e diagnóstico precoce no mês de outubro. Pois, de acordo com eles, a importância das ações é para desmistificar e tratar o quanto antes. Assim, há maiores chances de redução da mortalidade.

Pratique o autoexame

Ele deve ser realizado uma vez por mês e na semana seguinte ao término da menstruação. A mulher deve se posicionar em frente ao espelho. Em primeiro lugar deve-se colocar uma mão atrás da nuca, usando outra para apalpar a mama suavemente com os dedos. O objetivo é observar se há alguma alteração visível, como uma alteração na pele ou no formato da mama ou do mamilo.

Para mulheres que não menstruam, a sugestão é realizar o autoexame no mesmo dia de cada mês.

O autoexame é uma ferramenta para que a mulher conheça o seu próprio corpo. Entretanto ele também serve para detectar alterações nas mamas.

A importância da mamografia

Vale lembrar que o autoexame das mamas não substitui os exames de imagem, assim como o acompanhamento médico regular.

O exame mais importante, que deve ser realizado pelas mulheres acima dos 50 anos, é a mamografia. Tal exame tem a capacidade de detectar o câncer na sua fase mais inicial, além disso, permite um tratamento precoce e a possibilidade de alcançar altas chances de cura.

Conscientize-se!

No Comments

Post A Comment