mentiras

10 mentiras que já te contaram para emagrecer

Listamos as maiores mentiras que as pessoas espalham sobre o emagrecimento. Acompanhe o texto e confira quais delas você já ouviu.

Você com certeza já deve ter ouvido milhares de dicas que prometem resultados milagrosos na balança, não é mesmo? “Toma esse cházinho”, “esse shake inibe a fome”, “você precisa eliminar o carboidrato da sua vida”. São muitas as dicas, e elas vêm de todos os lugares e pessoas, menos de um profissional capacitado.

No entanto, a verdade é que, infelizmente, a grande maioria dessas dicas/mentiras não são eficazes quando o assunto é emagrecimento. Se você arriscar segui-las, pode acabar prejudicando a sua saúde. Por isso, listamos algumas mentiras que com certeza já te contaram para emagrecer. Confira!

1) Mentiras para emagrecer: Passar fome

Uma boa refeição é fonte, não só de nutrientes valiosos para o bom funcionamento do organismo, como de momentos de muito prazer. Por isso, nada de passar fome!

2) Shot de água morna com limão em jejum pela manhã

Não existem alimentos ou medicamentos emagrecedores. Logo, a água com limão não emagrece. Essa mistura ajuda o intestino a funcionar, mas nada mais do que isso.

3) Seguir coachs e blogueiras fitness

Cada pessoa possui necessidades e realidades diferentes. Seguir pessoas que não sejam profissionais e não tenham domínio sobre o que falam não vai te ajudar em nada.

4) Mentiras: Eliminar o carboidrato das refeições não ajuda a emagrecer

Eliminar o carboidrato das refeições pode trazer um efeito totalmente contrário do que você espera. Ao remover a ingestão de carboidratos, que é a principal fonte de energia do corpo, o organismo encontrará outras fontes para se manter ativo. A princípio, começará a queimar as gorduras estocadas nas células do tecido adiposo para suprir essa energia. No entanto, com o tempo, isso pode desequilibrar o funcionamento normal do organismo. Isso porque, caso essa gordura não seja suficiente para manter o corpo ativo, além de faltar energia e não conseguir perder peso, a saúde pode ser prejudicada.

5) Gastar dinheiro com “pílulas mágicas”

Remédios que prometem um emagrecimento rápido podem causar efeitos colaterais inimagináveis. Eles mexem muito com a química cerebral. Logo, alguns possuem fórmulas que viciam ou sobrecarregam o fígado. Por outro lado, outros tipos de medicamentos, quando retirados, podem gerar até convulsões. Não caia nessa!

6) Fazer atividade física com casaco e calça de moletom

Ao fazer atividade física com roupas de frio, você está literalmente secando, não emagrecendo. Induzir o excesso de transpiração faz com que você corra o risco de ficar desidratado e pode comprometer o seu treino.

7) Tomar chás milagrosos

Como dito anteriormente, não existem alimentos, medicamentos ou ervas emagrecedores. Os chás podem sim ajudar com o intestino e a retenção de líquido, mas seus efeitos param por aí.

8) Se basear na dieta de conhecidos

Como também já foi dito anteriormente, as pessoas possuem necessidades e realidades diferentes. Assim, uma dieta que foi prescrita para a sua amiga, que tem um biotipo e um estilo de vida diferentes dos seus, pode não surtir efeito para você.

9) Mentiras: Usar cinta ajuda a emagrecer

A cinta faz uma compressão local que é apenas temporária. Ela pode ser a solução para aquela ocasião em que você quer estar se sentindo mais elegante, mas ela não faz milagres. É preciso se esforçar, cuidando da alimentação e fazendo exercícios.

10) Substituir refeições por shakes

A restrição calórica promovida por essas bebidas não é considerada eficaz a longo prazo. Como reduz o consumo de calorias, o shake até emagrece, mas o efeito é temporário. Afinal, em algum momento da vida, a pessoa terá que voltar a comer.

Em suma, não existe fórmula mágica para emagrecer. O processo é lento e os resultados aparecem a longo prazo. Se você quer emagrecer com saúde e qualidade de vida, procure um profissional capacitado.

Leia também: Gorduras trans: por que evitar esse mal?

No Comments

Post A Comment