gordura trans

Gordura trans: por que evitar esse mal?

Presente em fast foods, na maionese, em massas folhadas e alguns outros alimentos a gordura trans oferece diversos riscos à saúde. Veja mais sobre o tema.

Manter uma alimentação balanceada e bem equilibrada é a chave do sucesso para uma vida mais saudável. Não é preciso ser radical. Você não vai morrer se comer um brigadeiro de vez em quando ou consumir uma refeição fast food em um dia corrido. Mas quando isso se torna uma rotina, é preciso ficar atento com os perigos da gordura trans.

Por trás de muitos alimentos, a gordura trans é um tipo específico de gordura. Ela é formada por um processo químico que pode ser natural (quando ocorre no estômago de animais) ou industrial (quando óleos vegetais líquidos são transformados em gorduras sólidas com a adição de hidrogênio).

Mas acredite se quiser, mesmo quando formada pelo processo natural, a verdade é que nós não fomos preparados para ingerir esse tipo de gordura. O organismo tem certa incapacidade de eliminá-la fazendo com que ela fique depositada no nosso corpo. E a notícia fica ainda pior: não existe nenhum alimento que combata ou minimize seus efeitos nocivos.

Onde se esconde a gordura trans?

A lista onde ela aparece é longa: alimentos de fast-food, biscoitos (incluindo os do tipo de água e sal), margarina (as mais duras e amareladas), maionese, pipoca de micro-ondas, massas folhadas, bolo industrializado, sorvete cremoso, batata frita e outras frituras, salgadinhos de pacote, sopas e cremes industrializados, pratos congelados e chocolate em barra e bombons são alguns exemplos. Mas a substância também é muito usada para melhorar o aspecto e a consistência dos alimentos e aumentar sua durabilidade.

A gordura trans eleva o colesterol ruim (LDL), diminui o colesterol bom (HDL), aumenta a obesidade abdominal e o processo inflamatório no organismo e há um risco maior de desenvolvimento de diabetes. Em suma, um verdadeiro veneno para o nosso corpo, principalmente se consumido em grandes quantidades.

A aterosclerose – formação de placas de gordura causadoras do entupimento das artérias do coração e do cérebro – é um dos principais problemas causados pela substância. Além disso, a gordura trans também pode estar relacionada à maior incidência de câncer de mama.

É preciso ficar atento à sua saúde. Comece com pequenas mudanças e repare as diferenças. Em menos de 2 meses é possível notar mais disposição, energia e bem-estar geral. Sempre observe no rótulo dos produtos se há gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, óleo vegetal hidrogenado ou parcialmente hidrogenado. Se positivo, certamente há gordura trans na composição do alimento.

2 Comments

Post A Comment