Antes de qualquer procedimento cirúrgico é normal que o paciente tenha dúvidas. Quando falamos de cirurgia plástica, principalmente aquelas que mexem diretamente com a estética e a autoestima das pessoas, não é diferente. Pensando nisso, respondemos as 15 dúvidas mais frequentes sobre o assunto. Confira!
1. Posso viajar de avião ou navio depois de uma cirurgia plástica?
Existem vários tipos de cirurgia plástica e, é claro, vários tipos de pós-operatório. O ideal, nesses casos, é sempre bater um papo com seu médico uma vez que esses casos são avaliados caso a caso.
2. Posso fazer exercícios? Quando?
Os grupos musculares envolvidos na cirurgia devem ficar em repouso, evitando-se esforços físicos por um período que varia de 60 a 90 dias.
3. Quando posso engravidar? Em caso de implante de próteses nos seios poderei amamentar?
Se você pretende engravidar em curto período de tempo, não é aconselhável qualquer tipo de cirurgia plástica. O corpo feminino passa por diversas alterações hormanais e físicas, como o aumento de circunferência e de peso, e pode ter todo o trabalho perdido rapidamente.
Em geral existem algumas restrições em cirurgias de abdominoplastia, que é recomendada para mulheres que não desejam mais ter filhos. No caso de lipoaspiração o ideal é evitar o período do edema, que varia entre 3 e 6 meses. Seja como for, é sempre bom ter uma conversa franca sobre o assunto com o médico. Quanto a amamentação, cirurgias de prótese mamária não interferem. Em cirurgias onde retira-se excesso de pele ou tecido mamário a mulher pode apresentar alterações, sempre dependendo da mama e da técnica realizada.
4. Depois de quantos dias posso sair de casa ou trabalhar?
Aqui, mais uma vez, cada caso deve ser avaliado individualmente pelo médico, pois depende do tipo de cirurgia que a pessoa irá fazer. As atividades individuais devem ser avaliadas com cautela, pois depende de pessoa para pessoa.
5. Depois de quantos dias preciso fazer drenagem linfática?
Varia de acordo com a cirurgia e com o médico. Alguns sugerem drenagens pré-operatórias, outros somente depois a cirurgia, entre o primeiro e o sétimo dia.
6. Pessoas que trabalham dirigindo podem voltar a trabalhar quando?
Dirigir exige cuidados em grande parte das cirurgias corporais. Por isso, é recomendável buscar a liberação médica em todos os casos, pois aqui também depende do tipo de cirurgia feita. O carro a ser conduzido deve ser avaliado: qual o tipo de de direção, tipo de marcha e outras informações relevantes.
7. Depois de quanto tempo posso me submeter a outra cirurgia plástica?
É recomendado aguardar entre 3 e 6 meses, mas também é variável de caso para caso. Mas existe a possibilidade de cirurgias combinadas, que evitam períodos adicionais de recuperação.
8. Existem restrições para o sexo?
Durante o período inicial existe restrição, sim. Mas esse período varia de acordo com cada cirurgia. Após o período determinado pelo médico vai depender muito do conforto do paciente.
9. Existem restrições quanto ao sol?
Sim. O período do uso de malhas cirúrgicas, cicatrizes, inchaços e equimoses deve ser respeitado. O ideal é aguardar a liberação do cirurgião.
10. Que tipo de anestesia é usado nesse procedimento?
Varia caso a caso. Mas questione seu médico sobre o assunto. Aproveite para tirar qualquer dúvida que tenha sobre os riscos de tal anestesia, como ela será administrada, quem fará isso e outros questionamentos.
11. Vou conquistar o resultado que quero?
É importante dizer ao seu cirurgião plástico o que espera com essa cirurgia e validar com ele se esse resultado pode ser alcançado. Às vezes o paciente tem uma visão errada sobre o procedimento que não pode dar o resultado que ele espera e só um médico especialista poderá afirmar isso.
12. Quais são os riscos da cirurgia?
Qualquer procedimento cirúrgico invasivo leva riscos à vida do paciente. Para diminuir essas chances é importante realizá-la com médicos com um trabalho reconhecido, não em redes socais, mas com pessoas do seu convívio e, principalmente, que seja credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurcia Plástica.
Saiba dessas informações não para ficar com medo, mas para perceber que o cirurgião é preparado para aquilo, que há uma equipe médica completamente experiente auxiliando, que existe um hospital estruturado para o procedimento e que ofereça segurança caso aconteça qualquer complicação.
13. Sou um bom candidato para esta cirurgia plástica?
Isso é importante porque vai determinar se você deve ou não realizar o procedimento. O seu médico avaliará se você está saudável para a cirurgia, se não está em nenhum fator de risco, dentre outros fatores. Não deixe de comunicar seu médico sobre doenças que têm ou já teve, sobre outros procedimentos cirúrgicos que já realizou, sobre doenças que outros membros de sua família têm, principalmente os pais.
14. Quais cuidados devo ter antes da cirurgia?
Pergunte ao médico como você deve se preparar antes do procedimento. Deve tomar alguma medicação? Deve interromper o uso de algum remédio? Deve fazer uma alimentação diferente? Ou seja, colha todos as informações do que será necessário para o pré-operatório.
15. Onde a cirurgia plástica será realizada?
Pergunte ao cirurgião plástico onde será realizado o procedimento. Questione-o também sobre a equipe médica que estará presente no dia e como será a internação. E lembre-se: além de referências de pessoas de confiança, o médico escolhido deve fazer parte do quadro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.