Da alergia ao astigmatismo até doenças que exigem cirurgia para serem tratadas. As doenças oftalmológicas afetam mais da metade da população brasileira. Veja quais são as mais comuns e como tratá-las.
No dia 7 de maio é comemorado o dia do oftalmologista e no dia 26 de maio, o dia nacional de combate ao glaucoma. Por isso, essas duas datas que nos lembram de cuidar da nossa saúde ocular. Veja as doenças oftalmológicas mais comuns.
Doenças oftalmológicas: Alergias
Uma alergia é desenvolvida depois da exposição de qualquer agente alérgico como uma resposta do organismo. As mais comuns são causadas por fungos, pelo de animais, ácaros e pólen de flores. Elas geralmente são tratadas com colírios e boa higiene. No entanto, se o caso for recorrente é preciso investigar a causa e tratar mais a fundo.
Astigmatismo
Esse problema ocorre quando há alteração nos eixos da curvatura do olho. Geralmente isso acontece com herança genética e aparece após um trauma ocular. Com isso, a pessoa afetada não consegue ter foco nos objetos. O tratamento é feito com o uso de óculos com lentes específicas e/ou cirurgia refrativa.
Catarata
A maior incidência da doença afeta pessoas com mais de 65 anos de idade. Ela consiste na opacidade total ou parcial do cristalino. A catarata causa visão desfocada e cores “fracas”. Além do envelhecimento, as causas mais comuns são por herança genética ou síndromes metabólicas. O tratamento geralmente é feito com cirurgia.
Glaucoma
Caracterizado pelo aumento da pressão intraocular, o glaucoma é uma doença que precisa de tratamento para não levar a diminuição da visão periférica. No entanto, o grande problema é que a doença não apresenta sintomas nas fases iniciais. Ela acomete mais os idosos. Em suma, seu diagnóstico é realizado durante uma consulta de rotina com o oftalmologista. Apesar de não ter cura, a doença deve ser tratada com colírios que têm como objetivo diminuir a pressão intraocular.
Doenças oftalmológicas: Conjuntivite
Essa doença acontece quando há inflamação da membrana que reveste a parte anterior do olho, chamada de conjuntiva. Ela pode ser infecciosa, alérgica ou química. Os principais sintomas são: olho vermelho, secreção, inchaço das pálpebras e sensação de corpo estranho. A conjuntivite pode ser recorrente. Além disso, em casos infecciosos, deve-se evitar contato com pessoas contaminadas e aumentar a higiene.
No geral, as doenças oculares apresentam sempre sintomas semelhantes como visão embaçada, tremor nos olhos, olhos vermelhos e lacrimejando. Por isso, fique sempre atento a qualquer alteração e marque uma consulta pelo menos uma vez por ano para manter sua saúde ocular sempre em dia.
A Clínica Santa Maria conta com uma equipe completa de oftalmologia. Além disso, possui infraestrutura e equipamentos de última geração para lhe atender do diagnóstico a exames e cirurgias oculares.