Nem sempre o atraso da menstruação indica gravidez. Alguns problemas hormonais e outras doenças podem alterar e até suprir o ciclo menstrual
Qualquer mulher que tenha a vida sexual ativa e tem a menstruação atrasada, gravidez é a primeira palavra que vem a cabeça. Mas nem sempre essa é a causa e o indicativo é falso. Diversas alterações hormonais, excesso ou baixo peso e até o estresse podem provocar os atrasos.
Em primeiro lugar a mulher tem que conhecer o próprio corpo. Por mais que o ciclo seja regular, um eventual atraso não significa gestação – tão pouco uma doença. Alguns fatores tanto internos quando externos podem influenciar. Veja alguns deles:
Alimentação
Durante a menstruação a mulher perde muito ferro e se ela não ingerir alimentos que equilibram essa necessidade pode haver alteração hormonal modificando o ciclo seguinte. Baixo ou excesso de peso também pode ser uma das causas do atraso menstrual.
Problemas hormonais ou medicamentos
Se for entre os primeiros anos após a menstruação (menarca) o sistema reprodutor ainda está amadurecendo e pode causar o atraso. Se for na idade madura, na faixa dos 45 a 55 anos pode ser decorrente da menopausa – fase que os ovários perdem progressivamente a capacidade de produzir os hormônios estrogênio e progesterona. Para facilitar, a mulher pode anotar as datas das menstruações, assim se houver algum atraso é possível identificar mais fácil e se informar com o médico. Alguns medicamentos que contém hormônios como a prolactina também podem ser os causadores.
Estresse
Fatores psicológicos como estresse têm influência direta no período menstrual. Em situações estressantes, o corpo produz excesso de hormônios como adrenalina e cortisol que aumentam a energia e diminuem funções cerebrais alterando todo o ciclo. Além disso, o estresse pode afetar negativamente também a fertilidade dificultando a gravidez.
Doenças crônicas
Sendo uma das principais glândulas do corpo, a tireoide pode alterar o ciclo quando há alguma deficiência. A síndrome do ovário policístico é outro distúrbio que pode desregular o ciclo causando atrasos ou ausência da menstruação.
O ideal é que se procure um especialista ao perceber qualquer problema ou alteração no ciclo. Em suma, alterações que duram menos de 3 meses podem ser apenas sintomas normais do corpo. Com exames específicos é possível dar o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para cada caso.