Cansaço excessivo, dores pelo corpo, problemas para dormir, dores de cabeça e crises de ansiedade podem indicar fibromialgia. Veja quais os outros sintomas e como é feito o tratamento.
A fibromialgia é um a doença comum que não possui as causas bem definidas ainda. Ela faz com que os pacientes sintam muitas dores pelo corpo e por longos períodos. Além disso, ela provoca sensibilidade nas articulações, músculos, tendões e outros tecidos. Ela também pode causar fadiga (cansaço excessivo), distúrbios do sono, dores de cabeça e até crises de depressão e ansiedade.
A doença afeta mais mulheres do que homens. A proporção é de oito mulheres para cada homem. A explicação para isso ainda não é certa, mas especialistas acreditam que isso se deve ao fato da relação com hormônios.
O diagnóstico geralmente acontece entre os 30 e 60 anos. Mas não é impossível que pessoas de outra faixa etária desenvolvam a doença. Pacientes que já tenham casos na família devem ficar mais atentos por causa de algumas mutações genéticas que são capazes de causar a síndrome. Quem já teve infecções por vírus e doenças autoimunes também podem estar mais propensas à fibromialgia. Entre outros fatores de riscos, quem teve algum tipo de trauma físico ou emocional pode correr mais risco. Às vezes, até o estresse psicológico pode desencadear a condição.
Sintomas
O principal sintoma – e talvez o mais forte – é a dor generalizada. Ela acontece em diversas partes do corpo e demora pelo menos três meses para passar. Muitos pacientes também relatam fadiga. É comum que uma pessoa com a doença já acorde se sentindo cansada, mesmo que ela tenha tido uma boa noite de sono. Por sua vez, esse quesito também pode ser afetado por causa das dores. E ainda é comum desenvolver junto doenças relacionadas ao sono como apneia obstrutiva do sono (quando a pessoa tem pausas da respiração durante a noite), insônia e síndrome das pernas inquietas. Além disso, a fibromialgia pode causar dificuldade para concentração, dores de cabeça constantes, problemas de memória, dormência e formigamento nas mãos e nos pés, palpitações e redução na capacidade de se exercitar.
Tratamento
A fibromialgia ainda não tem cura, mas o tratamento adequado permite a melhora do quadro e controle dos sintomas. O mais eficaz é unir o tratamento medicamentoso com terapias como fisioterapia, programa de exercícios e preparo físico, métodos para alívio de estresse, incluindo massagem leve e técnicas de relaxamento e terapia cognitivo-comportamental.
Procure um médico especialista ao sentir qualquer um dos sintomas e previna-se.