Para ter o melhor resultado com os procedimentos estéticos e produtos para pele é preciso antes saber qual o seu tipo específico de pele. Veja algumas dicas no texto.
Normal, seca, oleosa ou mista. Muitas pessoas não sabem qual o próprio tipo de pele. E a situação só piora na hora de comprar produtos skin care. Mas saiba que é muito importante conhecer seu tipo e comprar produtos adequados para ela. Engana-se quem pensa que é apenas uma questão de vaidade. Produtos feitos para a pele têm substâncias específicas que cuidam de cada necessidade da sua cútis e não causam nenhuma reação contrária.
A identificação do tipo de pele é feita com base no equilíbrio entre a água e as glândulas sebáceas. O ideal é sempre que as duas partes estejam iguais. Após descobrir seu tipo é possível identificar o melhor tratamento (para cada problema).
Usar produtos para tipos diferentes do seu pode ocasionar problemas e piorar a situação da cútis. Essa ação pode ressaltar características negativas da pele. Além disso, produtos comuns (sem um tipo de pele específico) podem causar problemas e reações alérgicas.
Qual o seu tipo de pele?
Pele normal
Mesmo que o termo “normal” seja complexo de ser usado, ele refere-se a um tipo de pele balanceada (saudável). A palavra que define bem esse tipo é equilíbrio. A normal não é nem muito oleosa, nem muito seca. O seu toque tem textura aveludada e lisinha. Além disso, ela produz gordura em quantidade adequada, sem causar excesso de brilho ou ressecamento. Podem ser vistos alguns pequenos poros visíveis, mas sem marcas aparentes.
Seca
Esse tipo é caracterizado pela incapacidade de produção da quantidade necessária de água. Geralmente isso está associado à produção reduzida de lipídios. Pessoas com esse tipo aparentam uma pele mais esticada e áspera. Além disso, em algumas pessoas podem ter áreas com aspecto apagado. Isso acontece porque a pele seca possui deficiência de água e sebo. Esse tipo fica sem brilho e desidratada. Por causa dessas características a capacidade de proteção é reduzida. Isso implica em coceira e/ou vermelhidão. E a seca é mais propensa ao aparecimento de rugas. Certamente esse tipo mais seca exige mais cuidados e tratamentos anti-idade.
Pele oleosa
A principal característica desse tipo é a produção excessiva de sebo. Ela é marcada pela cútis brilhosa e pegajosa. Além disso, esse tipo de pele é mais propenso ao aparecimento de acne. A pele oleosa também tem poros visíveis e dilatados, principalmente nas regiões da testa, queixo e nariz (zona T). Para tratar é preciso manter a higiene e limpeza várias vezes ao dia. Para ela também é indicado o uso de produtos neutros e que não sejam gordurosos. A vantagem é que como esse tipo de pele é comum, há uma gama maior de produtos para manter os cuidados.
Mista
Como o próprio nome sugere esse tipo é uma combinação de tipos de pele. Nela a zona do T é mais oleosa e possui poros ampliados. Algumas vezes ela apresenta lesões de acne e cravos. Por outro lado, as bochechas têm aparência mais ressecada. Isso acontece por causa do déficit de lipídios que não consegue deixar todas as partes em harmonia. Assim como a oleosa, esse tipo também é bem comum e tem diversos produtos para tratar e deixá-la mais bonita e saudável.
Lembre-se de nunca usar nenhum produto sem prescrição de um profissional. Em suma, o uso errado pode não ajudar a tratar do problema e ainda danificar mais o rosto com reações alérgicas. Conheça seu tipo e procure sempre um especialista.