Listamos aqui todos os alimentos que podem estar prejudicando o seu sono dos justos. Acompanhe o texto e confira quais são e os motivos pelos quais atrapalham essa hora sagrada.
Uma noite bem dormida é fundamental para nossa saúde e bem-estar. Afinal, é durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. O que muita gente não sabe é que ter uma boa noite de sono tem muita relação com os alimentos que você consumiu na última refeição.
Comer mal, não só à noite, mas também durante o dia, pode provocar sensações que vão te trazer desconforto durante todo o dia, como cansaço, altos níveis de irritação, raciocínio mais lento, entre outros. Além disso, consumir certos alimentos à noite pode provocar insônia e outros distúrbios do sono.
Isso tudo acontece porque alguns alimentos têm o poder de deixar sua mente mais acelerada, enquanto outros atrapalham o estado do sono reparador, que é o mais profundo. E o resultado já é de se esperar: você acaba de acordar e continua sentindo o corpo cansado.
Quer saber quais são os alimentos que interferem diretamente na qualidade do seu sono? Nós fizemos uma lista para você. Confira!
Fast-food
Já começamos com um dos principais tipos de alimentos que as pessoas mais escolhem para substituir o jantar. No entanto, o problema dos fast-foods é que eles são ricos em gorduras saturadas, trans e calorias. Quando são ingeridos muito perto da hora de dormir, podem exigir demais do sistema digestivo em um momento em que o organismo deveria estar desacelerando.
Sorvetes e biscoitos recheados
Esses dois tipos de alimento também são fontes de gorduras trans, que podem provocar insônia e reduzir o poder restaurativo do sono. Além disso, o excesso desses alimentos deve ser evitado não só à noite, mas também durante o dia, uma vez que eles estão relacionados a um padrão alimentar longe do ideal e não oferecem nenhum tipo de nutriente.
Álcool
As bebidas alcoólicas estão incluídas na lista, pois exigem um grande esforço do organismo para ser metabolizado, prejudicando o sono REM, uma etapa que é fundamental para a consolidação das memórias, a produção de hormônios e a reparação do corpo.
Alimentos doces
Os doces também podem ser considerados vilões contra o sono. Isso porque o açúcar estimula o cérebro, deixando você mais “desperto”.
Alimentos ricos em cafeína
Café, chocolate, chá mate, chá preto, refrigerantes, guaraná em pó, pimenta e gengibre são alimentos ricos em cafeína que também podem prejudicar o seu sono, pois são estimulantes.
Em suma, a dificuldade para adormecer ou para manter o sono pode ser ocasionada por diversos fatores, que podem incluir não só a alimentação, mas também o estresse e outras preocupações. Por isso, procure sempre um profissional capacitado para fazer o acompanhamento adequado e, assim, descobrir a causa do seu problema.