O acesso à informação pode salvar vidas e é por isso que o Outubro Rosa é essencial para a prevenção contra o câncer de mama. Acompanhe o texto e saiba mais sobre a campanha.
Por mais que não pareça, em vários lugares do mundo existem mulheres que não possuem acesso constante à informação. Por isso a campanha do Outubro Rosa é extremamente importante e muito necessária para os cuidados com a saúde da mulher.
A campanha, que tem como objetivo alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e incentivar as mulheres a olharem com mais atenção para a saúde, é feita anualmente todo mês de outubro. Além disso, durante todo esse período, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam para as que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Sobre o câncer de mama
O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é o segundo tipo mais frequente no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele é causado pela multiplicação de células anormais da mama, que juntas formam um cisto.
Fatores que geram a doença
Alguns fatores podem indicar maior predisposição ao câncer de mama, mas lembre-se: isso não significa que você vai obrigatoriamente desenvolver a doença. São eles:
Hereditários e genéticos
- Histórico familiar de câncer no ovário;
- Casos de câncer de mama em homens da família;
- Casos de câncer antes dos 50 anos na família;
- Alterações genéticas, em especial, dos genes BRCA1 e BRCA2.
Comportamentais e ambientais
- Sedentarismo;
- Obesidade e sobrepeso, principalmente após a menopausa;
- Excesso de consumo de álcool;
- Exposição frequente a radiações ionizantes (raio-x).
Hormonais e reprodutivos
- Menstruação antes dos 12 anos;
- Primeira gravidez somente após os 30 anos;
- Não amamentar;
- Não ter tido filhos;
- Menopausa após os 55 anos;
- Uso de reposição hormonal pós-menopausa por mais de cinco anos.
Identificação e prevenção
Quando você conhece o seu corpo, rapidamente é capaz de perceber mudanças nele. Por isso, é extremamente importante que as mulheres se toquem e conheçam o próprio corpo. Esse simples hábito de autoconhecimento pode ajudar a identificar sinais da doença, que tem como sintomas mais comuns:
- Nódulo ou caroço fixo, duro e, muitas vezes, indolor nos seios, axilas ou pescoço;
- Mudanças no mamilo;
- Pele dos seios avermelhada ou retraída (parecida com casca de laranja);
- Eliminação espontânea de líquido nos mamilos.
Vale lembrar que os sintomas acima surgem quando a doença está mais avançada. Para detectar o câncer de mama em sua fase precoce, é fundamental a realização da mamografia por todas as mulheres acima dos 50 anos, mesmo aquelas que não apresentam nenhum sinal.
Em suma, manter hábitos de autocuidado, investir em uma alimentação balanceada, praticar exercícios e contar com a ajuda de médicos especialistas com certeza garantirá que você tenha uma vida longa e saudável. Cuide-se por você e pelas pessoas que ama!