O dia da prevenção à trombose em setembro existe, pois, a data foi instituída pela Lei n.º 12.629/2.012 e tem como principais objetivos aumentar a conscientização sobre a doença, reduzir o número de casos não diagnosticados, incrementar medidas para prevenção baseada em evidências, incentivar sistemas de cuidados de saúde de forma a criar estratégias para garantir “melhores práticas” para a prevenção, diagnósticas e tratamento e incrementar os recursos adequados para estas ações e o apoio à pesquisa para reduzir a carga da doença trombótica. Em suma, destacamos o seguinte Guia Rápido para que você aprenda a prevenir a Trombose e suas complicações.
O que é?
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas, coxas e outras partes do corpo. Além disso, esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região.
As principais causas da trombose são:
- Uso de medicações, como contraceptivos orais, quimioterápicos e tratamentos hormonais;
- Obesidade;
- Presença de varizes nas pernas;
- Gravidez;
- Pós-parto;
- Tabagismo;
- Câncer;
- AVC (Acidente Vascular Cerebral).
De acordo com o Ministério da Saúde, existem algumas atitudes que podem prevenir a manifestação da doença, sendo elas:
- Praticar exercícios ou fazer pequenas caminhadas regularmente;
- Manter um peso ideal;
- Mover as pernas após muito tempo em repouso;
- Utilizar meias;
- Evitar o uso de cigarro;
Em conclusão, caso você leia esse guia rápido: aprenda a prevenir a trombose, localizou algum sintoma e os problemas persistirem procure um Angiologista e cuide da sua saúde de forma mais segura! Conte com a Clínica Santa Maria para te ajudar.