Fala a verdade, quem nunca ouviu aquela velha frase que “reumatismo é doença de pessoa mais velha”? Pois é, mas a medicina mostra outra coisa. As doenças reumáticas podem, sim, atingir crianças e adolescentes.
São pelo menos 15 milhões de brasileiros que sofrem com as doenças reumáticas, entre eles os jovens. Esses males afetam o aparelho locomotor:
- Articulações;
- Ossos;
- Músculos;
- Cartilagens;
- Tendões e ligamentos.
Em casos de dores e sintomas, é fundamental que os pais levem os filhos ao médico para investigar a causa e fazer exames que possam ajudar no diagnóstico do problema, levando a um tratamento prévio e mais eficaz. Em países desenvolvidos, 25% das doenças reumáticas acometem pessoas até 16 anos. No Brasil, a febre reumática é a doença reumática mais comum em jovens, adolescentes e crianças, além de outras patologias inflamatórias, como o lúpus eritematoso sistêmico (LES), a dermatopolimiosite (DMP), a esclerodermia (ESP) e as vasculites.
Os distúrbios reumáticos compreendem cerca de 120 doenças, entre elas a artrite, a osteoartrose, a osteoporose e as lombalgias. O sobrepeso e a obesidade também podem levar a pessoa a ter doenças reumáticas. A maioria das doenças desse segmento tem um caráter crônico, mas há tratamentos eficazes. O médico reumatologista é o mais indicado para o tratamento, mas, na impossibilidade, o paciente deve procurar um clínico geral ou um ortopedista.
A avaliação de um especialista, como o reumatologista pediatra, é importante para detecção e tratamento precoce, evitando danos permanentes e impedindo a progressão da doença nas crianças e adolescentes. Geralmente, o tratamento inclui o uso de anti-inflamatórios e antibióticos, e deve ser feito com acompanhamento multiprofissional, isto é, junto a várias especialidades.
Nós da Clínica Santa Maria, contamos com um quadro médico que pode te ajudar e auxiliar nesse tratamento. Entre em contato conosco e saiba mais!