Email

csm@clinicastamaria.com.br

Ligue agora

(22) 2726-8300

Maio Roxo e a conscientização de doenças inflamatórias intestinais (DII) 

Maio Roxo e a conscientização de doenças inflamatórias intestinais (DII) 

Esse mês celebramos o Maio Roxo, uma campanha para conscientização de doenças inflamatórias intestinais (DII). Saiba tudo aqui!
Maio Roxo e a conscientização de doenças inflamatórias intestinais (DII) 

Esse mês celebramos o Maio Roxo, uma campanha liderada por médicos, pacientes e organizações, para o debate e conscientização de doenças inflamatórias intestinais (DII).

Existem mais de 5 milhões de pessoas no mundo com doenças inflamatórias intestinais. Apesar da causa ser desconhecida, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia alerta que as doenças inflamatórias intestinais são mais comuns entre pessoas com idade de 15 a 40 anos.

Elas são crônicas e inflamam o intestino em intensidades variadas. Os tipos mais comuns são a colite ulcerativa e a doença de Crohn.

Colite ulcerativa

Uma inflamação, caracterizada por úlceras no revestimento interno do intestino grosso (cólon) e reto.

Doença de Chron

Um quadro inflamatório crônico que pode afetar toda e qualquer parte do tubo digestivo, além de atingir da boca ao ânus.

Quais são os principais sintomas das doenças inflamatórias intestinais?

  • Dor e inchaço abdominal;
  • Incontinência e diarreia;
  • Sangue nas fezes;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Fadiga;
  • Febre.

Como é feito o diagnóstico?

As doenças inflamatórias intestinais são diagnosticadas através de acompanhamento, análise dos sintomas e, principalmente, da colonoscopia, onde são realizadas biópsias e analisadas por um médico.

Possui algum desses sintomas? Agende a sua consulta.

Durante o tratamento é preciso fazer dietas restritivas e uso de remédio até o intestino desinflamar. Existem variações do local e tipo de comprometimento do aparelho digestivo, sendo necessária a abordagem individual de cada paciente para traçar as diretrizes para um tratamento bem feito.

Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais.

Compartilhe nas mídias

Artigos relacionados

Artigos populares que você precisa ler

Veja os artigos mais lidos e compartilhados no blog da Clínica Santa Maria. Descubra os temas que mais interessam aos nossos leitores e mantenha-se atualizado.