Sabemos que o sol é fundamental para a nossa saúde, mas a exposição em excesso pode causar sérios problemas também. Leia esse texto até o final e descubra quais.
O sol produz raios UVA e UVB, que representam 95% da radiação que atinge nosso corpo. Isso faz com que eles penetrem em nossa pele e tenham um efeito cumulativo ao longo da vida. Podem causar queimaduras solares, surgimento de pintas, sardas, manchas e rugas. Cuidados especiais devem ser tomados para os tumores benignos (não-cancerígenos) e malignos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma.
Alguns cuidados com a sua pele sob o sol (principalmente no verão):
- Evitar exposição das 10h às 16h, quando os raios solares estão mais fortes;
- Usar roupas claras e de mangas compridas durante esse horário, mesmo que sejam saídas de praia;
- Usar óculos escuros e chapéu para proteger seus olhos e rosto
- Manter-se hidratado, bebendo muita água durante todo o dia;
- Fazer uma alimentação balanceada, evitando sal e gorduras;
- Usar protetor solar com FPS 30 ou superior.
Alguns malefícios da exposição ao sol:
A exposição prolongada ao sol danifica a pele, causando acnes e outras condições. Isso leva a cicatrizes e desfiguração das áreas afetadas da pele. Por isso, o uso do protetor solar é exigido por todos os médicos, principalmente dermatologistas.
Mas se engana quem pensa que o sol afeta apenas a nossa pele…
A exposição ao sol também pode causar danos ao sangue e aos ossos. Além de prejudicar e levar a doenças autoimunes como a lúpus.
Fique atento: sua saúde exige cuidados! Agende agora mesmo uma consulta com nossos médicos especialistas e verifique se você está pronto para aproveitar o verão com saúde.
Compartilhe esse texto com as pessoas que precisam saber disso.