Entrevistamos o Dr. Leonardo dos Santos Barbosa que nos falou um pouco sobre sua experiência na Clínica Santa Maria e a cirurgia de catarata que é realizada todas as terças e quintas-feiras. Com essas informações conseguimos compartilhar um conteúdo incrível para tirar suas dúvidas.
O que é a catarata?
A catarata é uma opacidade no cristalino sendo ela parcial ou total. O cristalino nada mais é que a lente do nosso olho, que permite a visão nítida. Quando ele é afetado pela opacidade, a visão tende a ficar embaçada, de acordo com o tempo.
O tipo de catarata mais comum é a senil, ou seja, pelo envelhecimento, esse processo é natural do cristalino ao longo da vida. A catarata congênita é a forma mais rara.
Os sintomas para a catarata
A perda visual progressiva durante o tempo é o sintoma mais comum para a catarata, tanto para perto e longe. Há também a perda de contrastes das cores e a troca frequente no grau da visão.
Esses sintomas são percebidos pelo oftalmologista, por meios de exames de acuidade visual. A Clínica Santa Maria dispõe de equipamentos modernos para realizar a identificação do problema de catarata.
Qual o tratamento para catarata?
O tratamento viável é a cirurgia, não existem colírios ou qualquer outro tratamento auxiliar para a correção deste problema. Portanto, o quanto antes for identificado o problema melhor. Mas não há prazo para a cirurgia ser colocada em prática.
A Clínica Santa Maria conta com um corpo clínico especializado no tratamento de catarata e realiza cirurgias todas as terças e quintas-feiras.
Buscamos sempre a evolução de nossos processos, por isso, em agosto teremos novos equipamentos que nos auxiliarão na procura de um processo rápido e sem maiores dificuldades para o paciente.
Em suma, o trabalho e a competência dos nossos médicos fazem do nosso Instituto de Visão um dos pioneiros em exames especializados em oftalmologia. São vários exames, como: Campo Visual, Ultrassonografia Ocular, Angiografia Fluoroceinica, Retinografia, Yag-laser, Ecobiometria, Topografia, Microscopia e PAM.
Conte com os nossos especialistas e agradecemos o Dr. Leonardo dos Santos Barbosa pelo auxílio nessa produção.