Câncer de próstata: saiba como se prevenir contra a doença

Acompanhe o texto e saiba como se prevenir contra o câncer de próstata, um dos tipos mais frequentes da doença nos homens em todo o país.

O mês de novembro é marcado anualmente pela campanha do Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de próstata, a importância do diagnóstico precoce e as formas de prevenção.

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata consiste no crescimento descontrolado de algumas células do corpo que geram tumores cancerígenos. Ela é considerada uma doença da terceira idade, uma vez que aproximadamente três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com idade a partir dos 65 anos.

Sintomas

O câncer de próstata é extremamente perigoso por ser uma doença silenciosa. Geralmente, ele não apresenta nenhum sintoma nas fases iniciais. Quando apresenta, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Quando está na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Formas de prevenção

A melhor forma de se prevenir contra o câncer de próstata é mantendo um estilo de vida saudável. Isso não garante que a doença não vai aparecer, mas vai te ajudar a diminuir os riscos de adquirir a doença. Por isso, aposte em uma alimentação equilibrada com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e reduza a ingestão de gorduras. Além disso, a prática de atividade física também é recomendada por, pelo menos, 30 minutos ao dia. Manter o índice de massa corporal adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar, são atitudes que também podem te ajudar a se prevenir contra essa e outras doenças.

Em síntese, é importante reforçar que todos os homens, a partir dos 50 anos de idade, devem fazer o acompanhamento anual com um urologista para se prevenir e/ou iniciar o tratamento contra a doença o quanto antes. A Clínica Santa Maria conta com o Dr. Bernardo Seabra Puglia para lhe atender na área de urologia.