Pensar em retardar o envelhecimento deve ir além do uso de produtos na pele e passa também pela forma como nos alimentamos
Você sabia que a forma como se alimenta pode interferir diretamente no envelhecimento da sua pele? Não é a toa que ela fica com a aparência ruim depois de uma festa com muita comilança, por exemplo. Pensando nisso, separamos uma lista com cinco desses alimentos, que devem ser evitados sempre que possível. Confira.
1. Doces
A sobrecarga de açúcar pode iniciar um processo conhecido como glicação, que funciona da seguinte forma: quando se consome mais açúcar do que as células conseguem processar, o excesso de moléculas de açúcar se combina com as proteínas, criando os chamados “produtos de glicação avançada”. Na prática, eles podem danificar o colágeno, proteína que mantém a pele firme e jovem.
2. Bebidas Alcoólicas
Não chega a ser novidade que a ingestão de álcool em excesso pode ser prejudicial para a saúde. Mas pode fazer mal também para a pele. Fígado saudável é sinônimo de pele saudável e, como é sabido, o excesso de álcool afeta negativamente o órgão. Isso acontece porque quando o seu fígado está funcionando bem, as toxinas que podem afetar a pele são naturalmente expelidas pelo corpo. No entanto, se as toxinas se acumulan no fígado e não são eliminadas corretamente a sua pele pode desenvolver uma variedade de problemas, como acne, palidez e, é claro, as tão temidas rugas.
Outra questão que precisa ser levada em consideração quando falamos da ingestão de álcool é que, em excesso, ele pode desencadear também surtos de rosácea. Trata-se de uma doença inflamatória crônica da pele, que se manifesta com vermelhidão principalmente no centro da face. Além disso, as bebidas alcoólicas causam desidratação e interferem negativamente no sono, fatores que também podem causar um maior envelhecimento da pele.
3. Cafeína
Muita gente não dispensa um cafezinho pela manhã. E tem aqueles que não dispensam vários ao longo do dia. O problema é que a cafeína em excesso desidrata o corpo, conferindo à pele um aspecto cansado. Mas, como a ingestão de café também traz benefícios à saúde, não é necessário abandoná-lo de vez. Mas é importante ingeri-lo com moderação.
4. Carne Vermelha
A gente sabe que o brasileiro em geral não dispensa um bom churrasco. Mas é bom saber: carne com muita gordura gera radicais livres. Mas o que isso quer dizer? Os radicais livres estão em busca de elétrons e, nesse processo, acabam prejudicando células saudáveis e afetam a capacidade da sua pele para se proteger e gerar colágeno. Mas veja bem: não existe problema em ingerir carne eventualmente. Isso só não deveria ser um hábito! Por isso, prefira carnes mais magras, como peru ou frango, e lembre-se sempre de apostar em antioxidantes, sejam eles encontrados em alimentos saudáveis ou cremes prescritos por um dermatologista. Eles ajudam a combater esses radicais livres.
5. Gordura Trans
A gordura trans parece ser, de fato, a grande inimiga da saúde. Além de levar ao risco de doenças cardíacas esse tipo de gordura, encontrada em frituras e alimentos processados, também pode ser ruim para a pele. É que a gordura trans promove uma inflamação que prejudica a produção do colágeno. Além disso, essas gorduras tornam quem as ingere mais vulneráveis aos danos causados pelos raios UV, que estão entre as principais causas de envelhecimento.