Combate ao Câncer: Campanha Educativa

O câncer é uma doença que enfrentamos todos os dias e que às vezes é a causa de morte de muitas pessoas. Por isso, todo dia 4 de agosto é realizado o Dia da Campanha Educativa de Enfrentamento ao Câncer no Brasil, essa data tem como objetivo alertar sobre o combate ao câncer, além trazer a memória de que a nossa saúde deve ser nossa prioridade todos os dias, e é através do diagnóstico e tratamento precoce que as chances de cura são muito maiores.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o tabagismo e a obesidade, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias. Estudos apontam que metade dos homens e um terço das mulheres irão desenvolver um câncer em algum momento da vida. Hoje em dia, muitos pacientes são tratados com sucesso, especialmente nos casos onde acontece o diagnóstico precoce, quando as chances de cura são de 90%, de acordo com o Ministério da Saúde.

E como se trata de uma Campanha Educativa de combate ao câncer, vale a pena mencionar sobre alguns hábitos primordiais para prevenção, como:

– Manter uma alimentação balanceada;

– Praticar atividades físicas;

– Não fumar e beber moderadamente;

– Manter a vacinação em dia;

– Evitar exposição ao sol por muito tempo sem proteção;

– Fazer check-up com o médico anualmente.

Essa campanha tem o intuito de ressaltar e alertar sobre a importância das visitas regulares ao médico, afinal, o diagnóstico precoce da doença aumenta consideravelmente as chances de cura.

Cuide-se e cuide de quem você ama. São necessários alguns cuidados para gozar de uma vida saudável e melhor!