Combate ao câncer de pele: dicas essenciais 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo INCA – Instituto Nacional de Câncer, no Brasil 27% dos tumores malignos correspondem ao câncer de pele. O que justifica esse alto número é o Brasil ser um país tropical, onde a incidência solar é alta durante todo o ano, e os hábitos de proteção não são os mais frequentes. Por isso, vamos listar alguns cuidados preventivos para evitar o câncer de pele. 

 

A pele pode sofrer os efeitos danosos da radiação UV devido à longa exposição à luz solar. O que não pode ser ignorado é que a ação da radiação solar, tem efeito cumulativo, ou seja, quanto mais exposto ao sol mais chances de desenvolver um tumor de pele. Por isso, é recomendado o uso de protetor solar desde a primeira infância, freando assim o efeito prolongado da radiação solar na pele. 

 

Atenção às manchas na pele, principalmente as que ardem, coçam, descamam ou se tornam feridas que sangram e demoram para cicatrizar. Essas marcas surgem mais nos braços, rosto e orelhas, por serem áreas de longa exposição ao sol. 

 

Evite tomar sol entre 10h e 16h, pois é o período de maior incidência solar. Além disso, desenvolva o hábito de usar protetor solar com, no mínimo, fator 30. Use também protetor labial, pois a pele dos lábios é mais sensível do que aparenta, e o sol pode causar feridas. Caso você exerça alguma função que te coloque em longas exposições ao sol, use óculos escuros, boné ou chapéu, e roupas com mangas. 

 

Preserve seu bem-estar com pequenos atos no dia a dia, sua saúde agradece. 

No Comments

Post A Comment