Como amenizar os efeitos do tratamento do câncer

Após o diagnóstico do câncer, a equipe médica definirá o tratamento mais adequado para cada caso.

Cada tratamento pode vir acompanhado de efeitos colaterais indesejados, efeitos esses que podem ser amenizados com algumas técnicas simples.

Veja a seguir como aliviar alguns desses efeitos colaterais e se sentir melhor durante essa fase:

Fadiga

Esse efeito atinge de 60 a 90% dos pacientes durante o tratamento. Para essas pessoas, uma atividade simples como subir um lance de escadas ou até tomar banho pode se tornar uma dificuldade. Mas a prática de exercícios físicos de forma leve ou moderada pode ajudar no alívio desse sintoma. Se o paciente possui um condicionamento físico “normal” (praticante de atividades antes do diagnóstico) o indicado é que ele faça de 5 a 6 horas semanais, como caminhadas, por exemplo.

Insônia

Para evitar perder o sono durante a noite, o ideal é que o paciente evite tirar cochilos maiores do que uma hora durante o dia. Quando se sentir cansado ou com sono, prefira fazer atividades físicas leves ou técnicas de relaxamento.

Caso a insônia persista, converse com o seu médico sobre a necessidade de alguma medicação para melhora desse quadro.

Gosto de ferro na boca

Por causa de algumas medicações específicas, o paciente pode sentir a sensação ou gosto de ferro na boca quando vai ingerir algum tipo de alimento. Para isso, uma boa estratégia é trocar os talheres de metal por talheres de plástico.

Boca seca

Beber pequenas quantidades de água e até colocar pedrinhas de gelo (feitos de água ou sucos naturais de frutas) na boca pode ajudar a amenizar esse efeito. Além disso, evite bebidas açucaradas como refrigerantes que causam ainda mais sede.

Enjoo/Vômitos

Seguindo a mesma regra da água, o ideal é ingerir pequenas porções de alimentos. Converse sempre com seu médico para saber se não há alguma restrição alimentar. O ideal é sempre comer antes ou 1 hora após a quimioterapia. Evite também temperos fortes e frituras.

O seu médico deve ser informado sobre a frequência dos enjoos e vômitos para avaliar a necessidade de prescrever medicações para tais sintomas.

Anemia

A anemia é um efeito colateral comum que ocorre em pacientes que estão em quimioterapia.

É importante manter durante o tratamento uma alimentação rica em ferro. Além disso, priorizar o consumo de feijão, beterraba, carne vermelha, frango, fígado certamente ajudará no processo.