Conscientização do câncer de cabeça e pescoço

Dia 27 de Julho foi o dia mundial da conscientização e combate do câncer de cabeça e pescoço. O julho verde veio para conscientizar as pessoas sobre os sintomas, riscos e morbidade desta doença.

O câncer de cabeça e pescoço assola grande parte da população brasileira e age de forma silenciosa, dificultando o diagnóstico na maioria dos casos. Isso porque os sintomas são muitos similares a outras doenças: rouquidão, nódulos, corrimento nasal, dor de cabeça, entre outros.

Ele engloba tumores que atingem a cavidade nasal, seios da face, laringe, faringe e boca.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 14.800 casos são descobertos por ano.

Essa confusão no diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço é um dos maiores motivos das pessoas só realizarem o diagnóstico dessa doença quando já estão portando os tumores em situação mais avançada. Listamos alguns fatores que podem te ajudar a identificar os sintomas e procurar ajuda médica o mais rápido possível.

Não confunda câncer de cabeça e pescoço com infecção

Apesar dos sintomas serem similares, o câncer de cabeça e pescoço precisa ser abordado com cautela. Os sintomas causados por uma infecção em geral possuem duração mais curta. Então, a temporalidade dos sintomas é fundamental durante a avaliação do paciente com suspeita de algo mais grave, ou seja, quando os sintomas persistem por mais de 3-4 semanas, é necessária a investigação.

Cicatrização demorada não é decorrente apenas de diabete

O câncer de cabeça e pescoço pode até não apresentar sintomas nas fases iniciais, mas no decorrer dos dias você vai notar alterações no corpo. Uma delas é a ulceração de uma lesão, com cicatrização demorada. Isso pode até ser confundido com alguns dos sinais de diabete, mas não é. Por isso, é fundamental que você procure ajuda médica assim que identificar alguma ferida que não está cicatrizando como deveria.

Nem tudo são problemas gastrointestinais

Quando estamos com halitose costumamos pensar que é comum, decorrente do nosso estômago. A realidade é que este órgão diz muito mais do que imaginamos sobre a nossa saúde. Alteração na voz, rouquidão persistente, dificuldade ou dor para engolir ou engasgo frequente também são sintomas do câncer de cabeça e pescoço.

A evolução do tumor pode ser rápida

É importantíssimo você ficar atento aos sinais que o seu corpo dá e buscar ajuda médica caso desconfie que algo diferente esteja acontecendo.

Não descuide da sua saúde.

O câncer de cabeça e pescoço possui uma alta taxa de mortalidade, principalmente se for  diagnosticado tardiamente, quando o tratamento é menos efetivo e a chance de cura é menor. Aproximadamente 330 mil pessoas morrem anualmente por conta desse tipo de tumor.

Caso você observe a existência de algum dos sintomas por mais de duas semanas, a Clínica Santa Maria está aqui para te ajudar. Entre em contato conosco.

Quer receber mais conteúdo sobre saúde? Acompanhe o nosso blog.