A mudança climática provocada pelo outono aumenta as chances de aparição de síndromes gripais como bronquites, sinusites e pneumonias. Além disso, outros problemas de saúde podem ocorrer como a coceira na garganta, olhos lacrimejando e avermelhados, e até conjuntivite. Por isso, listamos alguns cuidados para você poder se proteger sua saúde no outono.
Beba muita água
Além de fazer muito bem ao seu organismo, também ajuda a manter a garganta limpa e hidratada, evitando coceiras e arranhões. Essa dica é funcional durante todo ano, com destaque no outono e no inverno, onde muitas pessoas deixam de beber água porque não sentem calor frequente, sendo que ingerir água é fundamental para a vida humana em diversos aspectos.
Hidrate sua pele
Não deixe de hidratar sua pele, nem de usar do protetor solar, pois mesmo sem o sol aparente ainda é possível ter queimaduras severas decorrentes do mormaço presente em algumas cidades, além de ser uma prevenção ao câncer de pele. Hidrate também seus lábios, evitando assim o ressecamento e as feridas, onde bactérias podem acabar se instalando, e com isso gerar doenças. Uma pele hidratada evita irritações e alergias.
Evite aglomerações e ambientes fechados
Esses locais são propensos a proliferação de vírus, como o da conjuntivite. Além disso, não podemos esquecer das orientações devido ao Covid-19, onde essas mesmas dicas são essenciais para evitar diversas outras contaminações. Como lavar as mãos, essa época é marcada por resfriados, muitas pessoas esquecem de lavá-las após tocar em objetos de uso comum, e acabam tocando nos olhos ou lábios, desenvolvendo assim problemas de saúde.
Realize exames de rotina
Principalmente se você já tem rinite ou sinusite, não deixe de realizar consultas e exames preventivos. Caso você sinta fortes dores de garganta, irritação em algumas partes do corpo, e principalmente se apresentar tosse frequente, procure um médico. Prevenção é o melhor cuidado para a sua saúde.