O inverno divide opiniões: há quem ame, há quem odeie. Mas uma coisa é certa: nesse período é importantíssimo tomar alguns cuidados para não ficar doente. Para se ter ideia, os infartos e os AVC’s são mais comuns nessa época do ano — um aumento de cerca de 30% e 20% respectivamente —, bem como aquelas doenças mais comuns, como gripes, resfriados, dor de ouvido, asma, pneumonia, bronquite, rinite e sinusite. Pensando nisso, separamos cinco dicas que podem ajudar a se manter saudável durante a estação.
1. Não se descuide da alimentação
A gente sabe que o friozinho pode ser inspirador para quem ama se enfiar embaixo das cobertas e devorar uma caixa de chocolates assistindo um bom filme. Mas não caia nessa cilada. O ideal é consumir muitos alimentos com Vitamina C, como laranja e brócolis, já que essa propriedade tem o poder de melhorar o nosso sistema imunológico.
2. Renove os ambientes da casa
É muito comum que com o tempo mais frio fechemos todas as janelas. Mas é importantíssimo mantê-las abertas a fim de renovar o ar do espaço. Se você deixa as janelas sempre fechadas pode permitir o desencadeamento de doenças alérgicas, como a rinite. Portanto, invista em um bom agasalho e deixe o ar entrar.
3. Tome vacinas
Como dissemos bem no comecinho desse texto, no inverno as gripes e resfriados ficam ainda mais comuns. A melhor forma de combatê-los é se vacinando. E a vacinação é ainda mais importante para os idosos e para as crianças, uma vez que a gripe pode acabar evoluindo para uma pneumonia, o que representa um perigo muito maior nesses casos.
4. Mantenha-se agasalhado
Idosos, hipertensos, diabéticos, obesos, fumantes e sedentários precisam redobrar os cuidados no inverno. E mesmo quem não pertence a esses grupos deve evitar a exposição prolongada ao frio intenso e o choque térmico causado pelas quedas bruscas de temperatura.
É que, além de evitar as doenças já comumente associadas ao inverno, é possível reduzir o risco de infartos e AVC’s, que aumentam a sua incidência nessa época do ano. Isso acontece porque o organismo faz de tudo para manter o calor interno do corpo. Quando as terminações nervosas da pele se ressentem com o frio o nosso metabolismo se prepara para evitar a perda de calor para proteger o funcionamento de órgãos vitais internos. Isso faz com que as paredes dos vasos sanguíneos que irrigam a pele se contraiam e que o coração precise fazer mais força para bombear o sangue, o que pode acabar levando às duas condições.
5. Não descuide do filtro solar
Algumas pessoas acham que porque é inverno podem se descuidar do filtro solar. Mas não é bem assim que funciona. Até mesmo nos dias mais frios os raios solares nocivos conseguem ultrapassar as nuvens e queimar a pele. Por isso, mesmo que o sol não esteja quente ou visível, não saia de casa sem antes aplicar um bom filtro solar com, no mínimo, FPS 30.