Comemorado anualmente no dia 31 de maio, a data tem como principal objetivo alertar a população dos riscos que esse hábito trás para saúde.
A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde em 1987. A estatística da própria OMS aponta que ocorrem aproximadamente 5,4 milhões de mortes por ano de doenças relacionadas ao tabagismo. Fumar é tão perigoso quanto não se alimentar bem ou ter uma vida sedentária. Se essas práticas tiverem combinadas então, sua saúde pode estar correndo sérios riscos. A data foi criada para alertar os fumantes (e a população em geral) sobre os perigos do tabagismo.
O consumo de derivados do tabaco causa cerca de 50 tipos de doenças. As mais comuns são o câncer de pulmão e de garganta. Mas além disso, o tabaco ainda pode causar outras consequências maléficas para saúde como queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amarelados, dificuldades respiratórias, ressecamento e flacidez da pele – o tabaco inibe a produção de colágeno e elastina, além de causar rugas ao redor dos lábios devido a repetição dos movimentos.
O tabagismo também pode provocar aneurismas arteriais, problemas no aparelho digestivo, infecções respiratórias, doenças nos ossos como osteoporose, trombose, problemas respiratórios e até redução do desempenho desportivo.
Além disso, fumantes passivos, aqueles que convivem com pessoas que fumam regularmente, também sofrem seus efeitos. Em curto prazo podem surgir irritação nos olhos, tosse, dores de cabeça e problemas alérgicos. Em médio e longo prazo pode haver redução da capacidade funcional dos pulmões e aumento do risco de doenças cardíacas em 30%.
Veja a seguir algumas orientações para largar hoje mesmo o cigarro e melhorar sua qualidade de vida e saúde em geral.
Confira as dicas
1 – Faça um plano e siga um dia de cada vez;
2 – Mantenha-se ocupado e saia de casa para passear com amigos não fumantes;
3 – Baba muita água e masque chicletes;
4 – Evite alimentos com cafeína;
5 – Descanse e durma bem;
6 – Peça ajuda de familiares e de um especialista;
7 – Pense positivo e trabalhe sua mente para o sucesso.
Ao parar de fumar certamente você vai melhorar sua saúde e qualidade de vida em geral. Em primeiro ligar, após 20 minutos do último cigarro, a pressão sanguínea já diminui e as batidas cardíacas voltam ao normal. Após 24 horas, os pulmões eliminam os resíduos da fumaça. Além disso, depois de duas semanas você percebe melhora da respiração, diminuição da tosse, congestão nasal, fadiga e falta de ar.
Corte esse problema da sua vida de uma vez por todas. Talvez essa seja sua melhor atitude.
Pare de fumar! Certamente sua vida terá mais saúde.