Três dicas para sobreviver às festas de final de ano com saúde

O final do ano é uma época de celebrar e comemorar, com muita comida e bebida, mas é importante não perder a saúde de vista

No final do ano as pessoas costumam entregar-se para a comilança. Tem festa de Natal e Ano Novo por aí e, muitas vezes, várias, já que tem a daquele amigo, a da empresa, e de outro amigo…  Quem consegue se controlar diante daquelas delícias postas nas mesas? É difícil, mas é importante controlar o que vai no prato. Afinal, os excessos costumam causar inchaço, ganho de peso, aumento da pressão arterial e alterações no ritmo cardíaco. Pensando nisso, separamos três dicas valiosas para curtir as festas de um jeito mais saudável.

Beba muita água

Intercalar cada copo de bebida com um de água. Fazer isso evita os excessos no consumo de álcool, ajudando a evitar a embriaguez. Além disso, a água ajuda em todos os momentos, já que estar hidratado garante o bom funcionamento do organismo e mantém a disposição.

Coma castanhas, nozes e amêndoas

Esses são alimentos ricos em gorduras mono e poli-insaturadas, o que faz deles grandes aliados da saúde cardiovascular. Além disso, são alimentos ricos em vitaminas e minerais, aliados à manutenção do metabolismo, tais como ácido fólico, zinco, magnésio, potássio e vitamina C. Usá-las como petisco nas festas, ou até mesmo no preparo do arroz, garante não apenas muito sabor, mas também muita saúde.

Use (mas não abuse) do Vinho

Você já deve ter visto diversos estudos que relacionam o consumo moderado de bebida alcoólica, em especial de vinho tinto, a benefícios para o coração. Isso se deve ao fato de a bebida conter compostos fenólicos que funcionam como antioxidante no organismo. Eles produzem efeitos positivos na prevenção do desenvolvimento das doenças cardiovasculares. Mas sem abusos! O consumo de uma ou duas taças é suficiente para obter o benefício. Além de calórico, o álcool em excesso pode pôr a perder os benefícios acima. Eles ainda podem ajudar a desenvolver doenças cardiovasculares.

No Comments

Post A Comment