Início de ano, pós-natal e verão. Esse é sem dúvidas o período do ano que as pessoas mais começam uma dieta, ou pelo menos prometem que vão começar uma. Pois aproveite: pode não parecer, mas essa estação é ótima para fazer e levar a sério uma dieta para ganhar saúde e ainda melhorar o corpo. Para começar a eliminar os quilinhos extras das festas de final de ano, o melhor a fazer é hidratar-se. Beber água é a primeira providência que deve ser tomada e no verão as altas temperaturas já ajudam nesse quesito naturalmente.
Outro fator decisivo para quem quer emagrecer é a fome – que fica menor. No calor as pessoas já comem menos e quando consomem alguma coisa, a procura é por alimentos mais leves. E a escolha dos alimentos é mais um ponto positivo: são buscadas mais receitas frescas, refrescantes, gostosas e saudáveis como gelatinas, sucos de frutas naturais, água de coco e picolés. Fique atento sempre a embalagem e veja se não contém açúcar ou alguns componentes que possam enganar sua dieta. O ideal é sempre descascar mais e desembalar menos.
O sol
O sol nessa época fica presente por mais tempo o que é ideal para fazer atividades ao ar livre no final da tarde. Treinar na praia também pode ser legal. Você pode fazer as atividades pela manhã e curtir uma praia depois (sem esquecer o protetor solar, é claro). Além disso, não tem aquela preguiça de sair para academia, como em dias frios, por exemplo.
Para finalizar, faça trocas saudáveis. Prefira alimentos menos gordurosos e diminua o consumo de sal. Ou seja, ele só vai aumentar a retenção de líquidos e a pressão arterial. Além disso, ele ajuda no desenvolvimento de celulites. Portanto, na hora de escolher os carboidratos, peça os complexos como batata doce. Inhame e aipim que dão mais energia e nutrientes em relação aos pães e torradas também são opções.
Em suma, já deu para perceber que se alimentar no verão não é desculpa para burlar sua dieta e perder o foco dos seus objetivos. Não tem estação do ano para cuidar da sua saúde. São várias opções gostosas e saudáveis para seu cardápio e boa forma. E lembre-se não comece uma dieta sem consultar um especialista. É preciso fazer uma avaliação completa para não prejudicar sua saúde em geral.