A faringite e a amigdalite apresentam como principal sintoma a dor de garganta. Por serem anatomicamente próximas, é comum que elas inflamem de forma simultânea, confundindo muitos pacientes. É o que conhecemos como faringoamigdalite.
Tanta na faringite como na amigdalite, temos sintomas como: dor de garganta, febre, dores pelo corpo, dor de cabeça e prostração. No entanto, alguns elementos ajudam a distinguir uma da outra.
A faringite viral é decorrente de uma inflamação sem edema de úvula. Apesar da garganta ficar muito inflamada, é comum não haver pus. Normalmente, ela causa tosse, espirros, constipação nasal, conjuntivite e/ou rouquidão.
Já a amigdalite bacteriana apresenta pontos de pus nas amígdalas e inchaço da úvula. Outra diferença é que a doença não apresenta os sintomas respiratórios da faringite viral. No entanto, ela pode ser identificada pelo aumento dos gânglios do pescoço.
Na Clínica Santa Maria o Dr. Vinícius Campos Coelho é o responsável pela área de otorrinolaringologia e está pronto para lhe atender e esclarecer todas as suas dúvidas. O sucesso deste serviço baseia-se principalmente na grande experiência do médico e também pela facilidade no atendimento que é realizado diariamente. Conte sempre com a equipe da Clínica para cuidar da sua saúde.