mulher rasgando cigarro

O fumo e sua relação com as doenças

Criado em 1986, o Dia Nacional de Combate ao Fumo tem a finalidade de conscientizar e mobilizar a população a respeito dos riscos do tabaco. Isso porque, o tabagismo é considerado a principal causa de morte que pode ser evitada no mundo, é um problema de saúde pública.

Os fumantes em números

Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram por ano no Brasil por causa do fumo. Se formos pensar em nível mundial, são cerca de 4,9 milhões. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 2 bilhões de pessoas, um terço da população adulta mundial, sejam fumantes, desses, 47% são do sexo masculino e 12% do feminino.

O fumo e a relação com doenças

São mais de 50 doenças causadas pelo uso de tabaco, dentre os quais se destacam: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, entre outros. Mas não pense que apenas os fumantes ativos podem sofrer com essas doenças destacadas.

Estima-se que os fumantes passivos façam 7 vítimas diárias. Quando comparado ao grupo de fumantes ativos é mínimo, mas o risco é aumentado para desenvolver doenças cardiovasculares e respiratórias. Isso sem falar do câncer de pulmão.

As doenças físicas podem ser agravadas por uma questão psicológica, a dependência. Em suma, a nicotina pode causar uma dependência similar a cocaína. Fazendo com que parar de fumar torne-se um problema e que até mesmo, para a pessoa, pode não haver solução.

Portanto, o uso do cigarro, quando interrompido, pode fazer com que o corpo recupere os danos sofridos com o tempo. Os prejuízos podem ser remediados, basta que a pessoa acredite e que tenha força de vontade. Estima-se que em 10 anos a pessoa se recupere dos riscos de doenças como melhora da qualidade de vida, por exemplo.

Tags: