Como os hormônios influenciam no emagrecimento ou ganho de massa muscular?

AssOs hormônios influenciam diretamente no emagrecimento ou ganho de massa muscular. Você sabe como isso acontece? Leia na matéria mais sobre o assunto.

Muito se fala sobre a influência dos hormônios no ganho de peso e de massa muscular, sendo por vezes super valorizado, esquecendo de levar em consideração fatores genéticos , alimentação e hábitos de vida.

– O hipotireoidismo é uma doença frequente, que reduz levemente o metabolismo e pode afetar a disposição. Porém, vários levantamentos mostram que mesmo casos de hipotireoidismo franco e evidente, o ganho de peso é relativamente discreto (2-3kgs), parte disso sendo edema.

– Já o hipertireoidismo, é uma hiperfunção da tireoide onde a glândula estará produzindo e liberando grande quantidade de hormônio na corrente sanguínea. Assim, devido ao catabolismo induzido pela doença, o paciente acaba tendo mais fome e maior ingestão alimentar. Além disso, essa ação está diretamente associado à perda de peso.

Sobre hormônios: chip da beleza

Se popularizou o conhecido “chip da beleza” que é um implante subcutâneo de um hormônio chamado gestrinona que consiste em um esteroide sintético com propriedades androgênicas. Ele leva a inibição da menstruação e dos efeitos dos hormônios femininos. Que normalmente provocam acúmulo de gordura. E isso acaba gerando aumento da massa muscular. Além disso, também podem causar acne, seborria, queda de cabelo, hirsutismo (aumento da quantidade de pelos na mulher). Assim como a elevação da pressão arterial, do colesterol e até toxicidade hepática. Portanto, seu uso além de não ser regulamentado pela ANVISA é extremamente perigoso.

Certamente a pílula anticoncepcional também é muito associada à dificuldade das mulheres ganharem massa muscular. Porém, ainda é um assunto controverso. Provavelmente se dá pelo efeito inibitório na atividade ovariana, reduzindo a produção de testosterona. Assim como o efeito do GH no fígado. Isso reduz a produção hepática de IGF-1 – hormônio essencialmente anabólico. Ainda não se tem respaldo científico para essa associação.
Um bom acompanhamento profissional pode rapidamente encontrar erros de conceito e de prática que podem estar te atrapalhando mais do que ajudando no controle de peso e no ganho de massa muscular.