Infecção urinária é qualquer infecção que surge no trato urinário, composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. É causada por bactérias, sendo uma das infecções mais comuns do ser humano, principalmente no sexo feminino. Portanto, estima-se que 60 a 70% das mulheres terão pelo menos um episódio de infecção do trato urinário durante a sua vida.
⠀
Entre os principais sintomas estão:
- Dor ou queimação ao urinar⠀
- Vontade de ir ao banheiro frequentemente⠀
- Urinar em pouca quantidade⠀
- Urina escura ou com cheiro forte
Ou seja, nem toda infecção urinária pode ser prevenida, porém, tomar medidas que evitem ou dificultem a migração de bactérias dos intestinos para a bexiga ajuda a reduzir os riscos.
Beba bastante água
Acima de tudo, a ingestão de líquido mantém a urina mais diluída e faz com que o paciente sinta necessidade de urinar com mais frequência, ajudando a expelir bactérias que estejam no trato urinário.
Faça xixi após as relações sexuais
A infecção urinária não é uma doença sexualmente transmissível, mas o ato sexual por si só produz atrito, é o que leva à irritação da região genital e ajuda a espalhar as bactérias do períneo. Sendo assim, o ato de urinar ao fim de cada relação ajuda a “lavar” a uretra, empurrando para fora as bactérias que possam ter migrado durante o sexo.
Atenção: o uso de camisinha não diminui o risco de infecção urinária pós-coito. Lembre-se, a bactéria não vem do parceiro.
Troque o absorvente íntimo com frequência
A presença de umidade e sangue aumenta muito o risco de proliferação de bactérias. Portanto, não deixe o seu absorvente íntimo ficar cheio por muito tempo, pois isso pode deixar a pele ao redor da uretra úmida e com sangue.
Não segure o xixi
Evite ficar com intervalos maiores que 4 horas sem urinar e nunca prenda o xixi se estiver com vontade. Em suma, a urina parada na bexiga facilita a proliferação de bactérias.
Se cuide e caso sinta algum desses sintomas procure um médico urologista.