Infecção urinária: Saiba como prevenir!

Infecção urinária: como prevenir?

Infecção urinária é qualquer infecção que surge no trato urinário, composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. É causada por bactérias, sendo uma das infecções mais comuns do ser humano, principalmente no sexo feminino. Portanto, estima-se que 60 a 70% das mulheres terão pelo menos um episódio de infecção do trato urinário durante a sua vida.

Entre os principais sintomas estão:

• Dor ou queimação ao urinar⠀
  • Vontade de ir ao banheiro frequentemente⠀
  • Urinar em pouca quantidade⠀
  • Urina escura ou com cheiro forte

Ou seja, nem toda infecção urinária pode ser prevenida, porém, tomar medidas que evitem ou dificultem a migração de bactérias dos intestinos para a bexiga ajuda a reduzir os riscos.

Beba bastante água

Acima de tudo, a ingestão de líquido mantém a urina mais diluída e faz com que o paciente sinta necessidade de urinar com mais frequência, ajudando a expelir bactérias que estejam no trato urinário.

Faça xixi após as relações sexuais

A infecção urinária não é uma doença sexualmente transmissível, mas o ato sexual por si só produz atrito, é o que leva à irritação da região genital e ajuda a espalhar as bactérias do períneo. Sendo assim, o ato de urinar ao fim de cada relação ajuda a “lavar” a uretra, empurrando para fora as bactérias que possam ter migrado durante o sexo.

Atenção: o uso de camisinha não diminui o risco de infecção urinária pós-coito. Lembre-se, a bactéria não vem do parceiro.

Troque o absorvente íntimo com frequência

A presença de umidade e sangue aumenta muito o risco de proliferação de bactérias. Portanto, não deixe o seu absorvente íntimo ficar cheio por muito tempo, pois isso pode deixar a pele ao redor da uretra úmida e com sangue.

Não segure o xixi

Evite ficar com intervalos maiores que 4 horas sem urinar e nunca prenda o xixi se estiver com vontade. Em suma, a urina parada na bexiga facilita a proliferação de bactérias.

Se cuide e caso sinta algum desses sintomas procure um médico urologista.