A lactose é um carboidrato presente no leite da vaca e seus derivados. Para digestão e absorção completa da lactose, há necessidade de presença de atividade de uma enzima chamada: LACTASE. Algumas pessoas apresentam dificuldades na digestão desse carboidrato, o que é a famosa intolerância à lactose.
Curiosidades sobre a intolerância à lactose:
- A intolerância é mais comum na fase adulta.
- Seu corpo dá sinais de inflamação.
- Má digestão é um dos principais sintomas.
Causas
Os sintomas decorrem da incapacidade total ou parcial do organismo de produzir a lactase. Com isso, o composto se acumula no intestino e é fermentado pelas bactérias que vivem ali, provocando mal-estar.
A deficiência de lactase pode ser primária, ou seja, o indivíduo já nasce com propensão a tê-la; ou secundária, quando a intolerância à lactose é adquirida ao longo da vida, por algum problema intestinal.
Tratamento
De maneira geral, recomenda-se dieta com baixa concentração de lactose. No entanto, a maior parte dos pacientes com intolerância à lactose tolera consumo de até 250 mL de leite de vaca ou equivalente (12 g de lactose) ao dia. Pode ser realizada suplementação de prebiótico à base de galacto-oligossacarídeos (GOS), o qual aumenta a flora, capaz de fermentar lactose.
A suplementação de lactase nas refeições com lactose também deve ser instituída com objetivo de reduzir sintomas. Indivíduos com síndrome do intestino irritável podem se beneficiar da dieta FODMAP (consiste na remoção de alimentos que contêm alto teor de frutose), a qual necessita de supervisão de nutricionista para ser realizada.
Sintomas
Os sintomas de intolerância à lactose geralmente começam de trinta minutos a duas horas depois da pessoa ingerir alimentos ou bebidas que contenham lactose. Entre os sintomas estão:
Dor e inchaço abdominal;
Diarreia;
Gases;
Azia;
Náusea;
Dor de cabeça.
Os sintomas de intolerância à lactose são ligados aos problemas gastrointestinais que a condição causa. Se você estiver com sintomas que sugiram uma intolerância alimentar e deseja investigar melhor o seu quadro, você pode consultar um gastroenterologista. Essa é a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata doenças do aparelho digestivo.
Conte com a Clínica Santa Maria e com nosso quadro de gastroenterologistas:
Dra. Maria Aparecida Barbosa – CRM: 5240868-2
Dr. Guilherme Falcão – CRM: 5278342-0