Maio Roxo e a conscientização de doenças inflamatórias intestinais (DII)

Esse mês celebramos o Maio Roxo, uma campanha liderada por médicos, pacientes e organizações, para o debate e conscientização de doenças inflamatórias intestinais (DII).

Existem mais de 5 milhões de pessoas no mundo com doenças inflamatórias intestinais. Apesar da causa ser desconhecida, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia alerta que as doenças inflamatórias intestinais são mais comuns entre pessoas com idade de 15 a 40 anos.

Elas são crônicas e inflamam o intestino em intensidades variadas. Os tipos mais comuns são a colite ulcerativa e a doença de Crohn.

Colite ulcerativa

Uma inflamação, caracterizada por úlceras no revestimento interno do intestino grosso (cólon) e reto.

Doença de Chron

Um quadro inflamatório crônico que pode afetar toda e qualquer parte do tubo digestivo, além de atingir da boca ao ânus.

Quais são os principais sintomas das doenças inflamatórias intestinais?

• Dor e inchaço abdominal;
  • Incontinência e diarreia;
  • Sangue nas fezes;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Fadiga;
  • Febre.

Como é feito o diagnóstico?

As doenças inflamatórias intestinais são diagnosticadas através de acompanhamento, análise dos sintomas e, principalmente, da colonoscopia, onde são realizadas biópsias e analisadas por um médico.

Possui algum desses sintomas? Agende a sua consulta.

Durante o tratamento é preciso fazer dietas restritivas e uso de remédio até o intestino desinflamar. Existem variações do local e tipo de comprometimento do aparelho digestivo, sendo necessária a abordagem individual de cada paciente para traçar as diretrizes para um tratamento bem feito.

Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais.