O novembro azul marca o mês de conscientização e combate ao câncer de próstata. Veja algumas dicas de prevenção, sintomas e como é feito o tratamento.
É clichê, mas o melhor tratamento começa pela prevenção. O novembro azul marca o mês de conscientização e combate ao câncer de próstata. Muitas vezes a doença só é diagnosticada em estágios avançados o que dificulta seu tratamento. Isso acontece porque parte dos homens ainda têm medo e preconceito de procurar um especialista para fazer o exame da próstata.
A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra. Esse tipo de câncer é o segundo mais frequente nos homens, só perdendo para o câncer de pele. Foram registrados 68.220 novos casos em 2018.
Fatores de risco
Alguns fatores podem aumentar as chances do desenvolvimento do câncer de próstata. Alguns deles são:
– Idade – as chances aumentam em homens com mais de 55 anos.
– Histórico de câncer na família – se o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, essa pessoa faz parte do grupo de risco.
– Sobrepeso e obesidade – há maior risco em homens com peso corporal elevado.
Novembro azul é prevenção
Em primeiro lugar, entre as principais formas de prevenção do câncer (e de diversas outras doenças), está a dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais. Além disso, consumir menos gordura, principalmente as de origem animal, também ajuda a diminuir o risco de câncer.
Depois disso, manter uma rotina de atividades físicas é essencial. Certamente 30 minutos diários de exercícios já ajudam a manter a saúde em dia. Além disso, mantenha o peso adequado à altura, evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e largue o cigarro.
Nos seus estágios mais avançados, a doença pode causar dor ou dificuldade de urinar, presença de sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar muitas vezes durante o dia ou à noite.
Tratamento
O tratamento depende do estágio e condições gerais de saúde de cada paciente. Mas no geral são indicadas técnicas individuais ou combinadas como quimioterapia e radioterapia. Alguns casos podem necessitar de cirurgia para remover parte ou todo o tumor.
Como a doença não apresenta sintomas na sua fase inicial é preciso sempre manter visitas regulares ao especialista. Além disso, quanto mais cedo detectado, mais chances de cura.
Cuide sempre da sua saúde e mantenha seus exames de rotina em dia. O novembro azul marca o mês de conscientização e combate ao câncer de próstata, mas os cuidados devem acontecer durante todo o ano.