O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Como surgiu a campanha?
O Novembro Azul surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália, a partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Sendo assim, inspirados pela campanha da mãe de um colega, que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, tiveram a ideia de deixar o bigode crescer (essa não era uma moda na época) e usar isso para conscientização sobre a saúde masculina.
Eles escolheram o mês de novembro para iniciar, pois, no dia 17, já se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Naquele ano, cerca de 30 amigos aceitaram participar da campanha e, como muita gente se interessava pelos “bigodões”, a história foi se espalhando cada vez mais.
Novembro Azul no Brasil
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico, e quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos, como: Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas e Monumento às Bandeiras. Além disso, muitas celebridades aderiram à ideia, entre eles, Zico, Emerson Fittipaldi e Rubens Barrichello.
O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Fique atento aos sintomas
O câncer de próstata em estágio inicial, geralmente, não provoca sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns, como:
- Micção frequente;
- Fluxo urinário fraco ou interrompido;
- Vontade de urinar frequentemente à noite;
- Sangue na urina ou no sêmen;
- Disfunção erétil;
- Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros;
- Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Formas de prevenção
- Ter uma alimentação saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Praticar atividade física;
- Não fumar;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Diagnóstico
O diagnóstico só pode ser confirmado por um Urologista e através do exame de toque. Por isso, ressaltamos a importância dos homens estarem em dia com suas consultas. Não deixe de se cuidar, sua saúde não pode ser motivo de piadas! Agende já sua consulta!