Email

csm@clinicastamaria.com.br

Ligue agora

(22) 2726-8300

Novembro Azul: como foi seu surgimento dessa campanha

Novembro Azul: como foi seu surgimento dessa campanha

Novembro Azul: como foi seu surgimento dessa campanha

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Como surgiu a campanha?

O Novembro Azul surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália, a partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Sendo assim, inspirados pela campanha da mãe de um colega, que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, tiveram a ideia de deixar o bigode crescer (essa não era uma moda na época) e usar isso para conscientização sobre a saúde masculina.

Eles escolheram o mês de novembro para iniciar, pois, no dia 17, já se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Naquele ano, cerca de 30 amigos aceitaram participar da campanha e, como muita gente se interessava pelos “bigodões”, a história foi se espalhando cada vez mais.

Novembro Azul no Brasil

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico, e quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos, como: Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas e Monumento às Bandeiras. Além disso, muitas celebridades aderiram à ideia, entre eles, Zico, Emerson Fittipaldi e Rubens Barrichello.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Fique atento aos sintomas

O câncer de próstata em estágio inicial, geralmente, não provoca sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns, como:

  • Micção frequente;
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • Vontade de urinar frequentemente à noite;
  • Sangue na urina ou no sêmen;
  • Disfunção erétil;
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros;
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Formas de prevenção

  • Ter uma alimentação saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Praticar atividade física;
  • Não fumar;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Diagnóstico

O diagnóstico só pode ser confirmado por um Urologista e através do exame de toque. Por isso, ressaltamos a importância dos homens estarem em dia com suas consultas. Não deixe de se cuidar, sua saúde não pode ser motivo de piadas! Agende já sua consulta! 

Compartilhe nas mídias

Artigos relacionados

Artigos populares que você precisa ler

Veja os artigos mais lidos e compartilhados no blog da Clínica Santa Maria. Descubra os temas que mais interessam aos nossos leitores e mantenha-se atualizado.