Se sua menstruação está atrasada, não precisa se desesperar.
É importante lembrar que nem todo atraso menstrual está relacionado a doenças, em alguns casos isso pode acontecer sem significar um problema.
Estão entre as causas no atraso menstrual:
A prática de exercício físico intenso
O excesso de atividade física pode levar a alterações hormonais, como é o caso do aumento da prolactina, que pode levar ao atraso da menstruação.
Dietas restritivas
Podem levar a oscilações hormonais que causam alterações na menstruação, além disso a redução do consumo de nutrientes faz com que o organismo aproveite a pequena quantidade de nutrientes para funções mais importantes, o que se pode refletir em atrasos ou mesmo ausência na menstruação.
Ansiedade e estresse
Motivos emocionais podem afetar diretamente no período menstrual. Em alguns casos podem levar à ausência de menstruação por mais de 3 meses (amenorreia), sendo recomendado consultar o médico caso isso aconteça.
Distúrbios na tireoide
Mulheres que sofrem de hipertiroidismo (produção em excesso de hormônios tireoidianos) podem sofrer com a redução do sangramento menstrual ou até mesmo com a ausência dele.
O uso de alguns medicamentos
Antidepressivos, antipsicóticos, imunossupressores e anti-hipertensivos também podem atrasar a menstruação.
Gravidez
Não descarte essa possibilidade. Se houve contato íntimo desprotegido alguns dias antes, existe a possibilidade de gravidez.
Nos casos de menstruação atrasada, o primeiro passo é fazer um exame de gravidez de farmácia. Se a menstruação estiver atrasada por mais de 3 meses, e não for possível identificar a causa, deve-se ir ao ginecologista, para que ele possa identificar a causa e tratar o problema. Em alguns casos, é recomendado o uso de medicamentos para “descer” a menstruação.
Procure um especialista e cuide-se.
Na Clínica Santa Maria contamos com as ginecologistas Drªs. Maria Eliza Guimarães, Lara Souza, Raquel Arlinda e Joyce Barreto.