Em primeiro lugar, é sabido que as doenças que mais afetam as mulheres podem ser prevenidas com um check-up anual, que identifica possíveis problemas em estágio inicial. Quando o diagnóstico é precoce, a chance de sucesso nos tratamentos é muito maior. Por isso, separamos uma lista com oito exames importantes que ajudam na prevenção de problemas mais graves.
1. Papanicolau
Detecta doenças como o câncer do colo do útero e infecções por fungos, herpes e verrugas no órgão genital feminino. Uma espátula especial é usada para coletar material do colo uterino da mulher, analisado depois em laboratório. Deve ser feito anualmente, mas é indicado iniciar um ano após o início da atividade sexual.
2. Ultrassom transvaginal
Uma sonda é usada para detectar doenças ginecológicas como cistos nos ovários, miomas, endometriose ou tumores.
3. Mamografia
As mamas são avaliadas em raio-X para detecção precoce do câncer de mama. É mais importante fazer o primeiro exame entre os 35 e 40 anos, dependendo da história clínica e antecedentes familiares.
4. Ultrassom das mamas
Exame que identifica possíveis cistos, nódulos e tumores nas mamas. Deve ser realizado anualmente ou a cada seis meses, se essa for a recomendação médica.
5. Ultrassom da tireoide
Exame de imagem que detecta nódulos ou tumores na tireoide – glândula localizada na parte anterior do pescoço, que regula o metabolismo. As alterações na região são comuns em mulheres jovens.
6. Densitometria Óssea
Procedimento de raio-X que mede a densidade dos ossos, avaliando possível perda de massa óssea, podendo detectar a osteoporose. Acima de tudo, deve ser feito anualmente após a menopausa, ou seja, após os 40 anos de idade.
7. Colposcopia, Vulvoscopia e pesquisa de HPV
Certamente esses são exames que complementam o Papanicolau, através da visualização ampliada do órgão genital através de aparelho semelhante a um microscópio. São realizados como rotina ou para o planejamento do tratamento de infecções causadas por DST’s, por exemplo. Por isso, são essenciais para saúde da mulher.
8. Histeroscopia
Exame de imagem ajuda na identificação e na correção de diversas condições uterinas que podem atrapalhar a mulher na hora de engravidar, representando um grande avanço na tecnologia médica. É indicado para mulheres com sangramento uterino anormal, pólipos, miomas, neoplasias, hiperplasias, corpo estranho, más-formações, cicatriz hipertrófica, endometriose, adenomiose, mola hidatiforme ou dispositivo intrauterino (DIU), por exemplo.