O nome pode ser diferente, mas a otalgia é o mesmo que dor de ouvido. Ela pode ser causada por diversas maneiras, mas a boa notícia é que tem tratamento.
A otalgia, ou popularmente chamada de dor de ouvido, é um sintoma de diversas doenças que podem ou não estar relacionadas ao aparelho auditivo. Ela pode afetar os dois ou apenas um ouvido de cada vez.
Geralmente pacientes reclamam de pontadas, pressão, ardência e queimação. Em primeiro lugar o mais importante é descobrir o motivo causador. Muitas vezes isso pode acontecer por casa de infecções ou inflamações dentro do próprio ouvido. Geralmente quando é proveniente desses motivos, o problema se resolve sozinho em poucos dias. Esses casos são mais comuns em crianças. Elas possuem uma tuba auditiva menor e o sistema imunológico em fase de desenvolvimento.
Para os casos persistentes é necessário procurar um especialista de otorrinolaringologia e identificar a causa. O indicado é procurar o médico quando não há melhora em 48 horas ou quando há outros sintomas juntos como mau cheiro, secreções e/ou sangue. Muitas vezes o problema pode estar relacionado à outras partes do corpo como a garganta.
Tratamento
A boa notícia é que você pode ficar tranquilo que na maioria das vezes a dores são tratadas deixando de incomodar ao longo dos dias. O tratamento da dor de ouvido pode ser feito com alguns tipos de medicamentos que só o especialista deve receitar.
Fique sempre atento à higiene e formas de prevenção. Não compartilhe objetos de uso pessoal para evitar contaminação de vírus e bactérias. Outras medidas preventivas são:
– Lave as mãos com água e sabonete com frequência;
– Use lenços umedecidos na rua;
– Não use cotonete;
– Evite o contato com agentes alérgicos como pólen, poeira e pelos de animai;
A otalgia é um problema comum, mas que pode ser evitada. Ela pode afetar pessoas de todas as idades e é preciso ficar atento para combater qualquer sintoma antes que prejudique sua saúde. Fique de olho e mantenha visitas regulares ao médico.