Apesar das muitas dúvidas que surgem por parte dos pacientes, o exame é muito seguro e pode ajudar a diagnosticar diversas doenças
A Endoscopia Digestiva ainda é um exame que assusta muita gente. Muitas dúvidas sempre surgem acerca do procedimento, que envolve a utilização de tubos flexíveis conhecidos como endoscópios, que permitem a visualização de imagens do tubo digestivo em monitores de televisão.
O exame permite ao médico endoscopista visualizar os órgãos do trato digestivo, ou seja, esôfago, estômago e duodeno. O objetivo é verificar de onde vêm os sintomas, tais como dores abdominais, náuseas, dificuldade de deglutição ou vômitos, a fim de fazer um diagnóstico mais preciso. Hoje é usada também com a finalidade terapêutica, evitando dessa maneira os procedimentos cirúrgicos, muito mais invasivos.
Mas, apesar da desconfiança que ainda desperta em algumas pessoas, a endoscopia hoje é bem mais simples e rápida do que se imagina. O exame em si dura de cinco a dez minutos. E para evitar a ansiedade ou desconforto do paciente, é feita enquanto ele está sedado. Ou seja, o procedimento é totalmente indolor.
Apesar de simples, é preciso um certo preparo para o procedimento. O paciente precisa estar em jejum e sem beber água por pelo menos oito horas antes do exame. É importante também informar, ainda no momento do agendamento, sobre o uso de medicamentos. Mas não se esqueça de falar sobre alergias ou qualquer outro problema de saúde. Só assim é possível verificar se há necessidade de preparos adicionais. Isso evita as raras complicações, entre elas reações adversas à sedação endovenosa, hemorragia (em geral no caso de biópsias, excisão de pólipos ou a dilatação esofágica) ou infecção. Mas fique tranquilo! Quando realizada por um profissional especializado, com a estrutura adequada para o procedimento, a endoscopia digestiva é um exame extremamente seguro.
É importante lembrar
Como há sedação, após a conclusão do exame o paciente precisa ficar sob observação até que os efeitos do medicamento tenham passado. Ele não estará apto a dirigir ou tomar qualquer decisão imediatamente após o procedimento.
Portanto, deixe o medo de lado e, caso seu médico peça uma endoscopia digestiva, marque seu exame. É tão simples que, em geral, o resultado sai no mesmo dia. A exceção fica por conta dos casos que requerem biópsia.