A endometriose é um distúrbio crônico que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. É caracterizada por um crescimento do tecido endometrial fora do útero, e ocorre em qualquer lugar do abdômen.
Os principais sintomas da endometriose são dor pélvica, dor durante ou após a relação sexual, dor abdominal, sangramento irregular, náuseas e vômitos, constipação, dor lombar, dor de cabeça e fadiga.
O diagnóstico da endometriose é geralmente feito com base nos sintomas relatados pela paciente. O ginecologista também pode pedir exames de imagem, como ultrassonografia ou laparoscopia, para confirmar o diagnóstico.
Confira aqui alguns mitos e verdades sobre a endometriose:
“A endometriose é uma doença que afeta apenas mulheres jovens.”
MITO: A endometriose pode afetar mulheres de qualquer idade, desde a adolescência até a menopausa.
“A endometriose causa dor pélvica extremamente intensa.”
VERDADE – A dor pélvica é um dos principais sintomas da endometriose. Ela pode variar em gravidade, mas geralmente é extremamente intensa.
“A endometriose tem cura”
MITO: A endometriose é uma doença crônica, o que significa que não tem cura, mas é possível controlar os sintomas com tratamento adequado.
“A endometriose pode levar à infertilidade.”
VERDADE – Infelizmente a endometriose tem sido associada à infertilidade em alguns casos. Algumas mulheres que sofrem de endometriose podem ter dificuldade em engravidar.
A melhor forma de diagnosticar e tratar a endometriose, é consultar regularmente um ginecologista.
Aqui na Clínica Santa Maria temos uma equipe médica exemplar, composta por: Dra. Joyce Barreto, Dra. Raquel Arlinda, Dra. Maria Eliza Guimarães, Dra. Lara Morales e Dra. Suéllen Monteiro. Agende já a sua avaliação!
Repasse informações importantes sobre saúde e bem-estar, compartilhe esse artigo nas suas redes.