É nos momentos difíceis que nós, como familiares e amigos precisamos dar suporte àqueles que amamos. Mas como lidar com a descoberta de um câncer? Veja algumas atitudes indicadas por profissionais de psicologia.
É difícil ver pessoas que convivem conosco sofrendo, por menor que seja o motivo. Esse sentimento se torna ainda pior quando alguém que amamos se depara com algo tão desconhecido e imprevisível quanto um diagnóstico de câncer e os profissionais de psicologia sabem. O mundo da pessoa parece cair de uma hora para a outra e nós muitas das vezes não sabemos o que fazer ou dizer para prestar o apoio necessário e ajudar a amenizar um pouco dessa dor.
Antes de qualquer coisa, é importante que você pare um segundo, olhe para dentro e entenda os seus próprios sentimentos em relação à situação. Assim, você conseguirá lidar melhor com este momento e estará mais tranquilo para fazer uma abordagem mais adequada.
É fato que cada paciente lida com o próprio diagnóstico de uma maneira específica, mas você pode ajudar a tornar esse momento um pouco menos doloroso com simples atitudes. Confira!
Esteja disposto a ouvir
Uma pessoa com câncer provavelmente entende que você não compreende de fato o que ela está passando. Por isso, não vai se incomodar se você não der conselhos sobre o que fazer, como agir e como se sentir. Muito pelo contrário: às vezes ela só vai precisar de um ombro amigo para desabafar. Demonstre interesse e esteja disponível para ouvir seus anseios. Deixe-a decidir o que e o quanto se sente confortável para compartilhar.
Ofereça ajudas práticas no dia a dia
Geralmente, a pessoa com câncer ainda quer se sentir ativa, mas os tratamentos podem deixá-la um pouco mais debilitada. Com isso, procure ser prestativo e pergunte a ela qual a melhor forma de ajudar. Atividades simples do dia a dia, como fazer compras, cozinhar e lavar a louça já são de grande ajuda.
Ajude a manter a autoestima elevada
É comum que a medicação provoque transformações físicas, que mexem com o psicológico, como a perda de cabelo, ressecamento da pele, maior debilidade, perda ou ganho de peso, entre outros. Dessa forma, afirme o quanto a pessoa é bonita. Se foi preciso raspar os cabelos, ajude a montar um novo visual com lenços diferentes, bijuterias ou outros adereços. O importante é que a pessoa se sinta viva!
Incentive a busca por um profissional de psicologia
Mesmo com o auxílio das pessoas e conversas motivadoras, é fundamental que o paciente oncológico busque ajuda da psicologia. Existem questões mais profundas em que a pessoa não se sentirá completamente confortável em compartilhar com amigos e familiares. Assim, incentive-o a procurar ajuda e a manter um acompanhamento psicológico regular. Isso com certeza vai ajudar o paciente na eficácia do tratamento. Na Clínica Santa Maria você encontra ajuda profissional de um psicólogo para te auxiliar durante esse processo.