Sendo o quarto tipo mais frequente, o câncer de estômago tem tratamento se detectado precocemente. Veja quais são os sintomas.
O câncer de estômago está muito relacionado aos hábitos alimentares. Além disso, fatores de risco como tabagismo, idade avançada e falta de atividades físicas também influenciam no seu aparecimento.
Não existe uma causa específica ou exata para o câncer de estômago, mas sabe-se que uma dieta rica em sal, alimentos defumados e em conserva podem ajudar no seu desenvolvimento.
Sintomas
Em seus estágios iniciais, a doença não apresenta sintomas específicos. Mas alguns pacientes relatam sinais que podem ser confundidos com outras doenças gástricas, como gastrite e úlcera. Esses sintomas incluem:
– Fadiga
– Sensação de inchaço após comer
– Sensação de saciedade após ingerir pequenas quantidades de alimentos
– Azia persistente
– Indigestão
– Náuseas persistentes
– Dores na região abdominal
– Vômitos persistentes
– Perda de peso sem explicação
Dicas preventivas
– Manter uma dieta balanceada rica em fibras, frutas e legumes
– Cuidar da higiene dos alimentos
– Fazer exames preventivos de ano em ano e de 6 em 6 meses caso haja histórico familiar de câncer na família
– Não fumar
– Evitar consumo excessivo de bebidas alcoólicas
– Fazer exercícios físicos regularmente – pelo menos 4 vezes por semana
Em primeiro lugar, certamente é preciso cuidar da sua alimentação e praticar exercícios físicos. Em suma, é muito importante incluir na sua rotina frutas, legumes, verduras e evitar o consumo de alimentos industrializados e mal conservados. O câncer de estômago tem tratamento, se detectado nas suas fases iniciais. Além disso, em casos mais complexos, pode ser indicada a cirurgia para obter o melhor resultado.
Converse sempre com um médico especialista ao sentir qualquer alteração.