Quando visitar um cardiologista?

Todo mundo sabe que a cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração, bem como os outros componentes do sistema circulatório. Mas você sabe quando é o momento de agendar uma visita com o cardiologista?

Cardiologia Preventiva

A maior causa de morte atualmente é por problemas cardiovasculares. No entanto, a maioria das complicações podem ser evitadas quando o diagnóstico é precoce e o paciente investe na prevenção. Justamente por isso, é importante que todos os adultos a partir de 18 anos, mesmo que estejam aparentemente saudáveis, deveriam consultar um cardiologista.

Essa visita é importante para que eles recebam orientação adequada a respeito de seus próprios riscos cardíacos e conheçam as diversas possibilidades do tratamento preventivo. Além disso é desejável que se visite um cardiologista para uma avaliação antes de iniciar qualquer atividade física e também antes de submeter-se a algum procedimento cirúrgico, por menor que seja.

Fatores de risco ou problemas cardíacos

Geralmente, quando o paciente tem alguma doença do coração já diagnosticada como insuficiência cardíaca ou arritmia, por exemplo, deve ir no médico pelo menos de seis em seis meses e sempre que o médico indicar, para fazer exames e ajustar o tratamento, caso seja necessário. Além disso, pessoas com fatores de risco têm maior chance de desenvolver problemas cardíacos e, por isso, normalmente é importante fazer exames específicos no coração por indicação do cardiologista.

Ter fatores de risco significa ter maior chance de ter problemas de coração. Alguns dos fatores incluem ter peso em excesso, ser fumante, ser sedentário ou ter o colesterol elevado. Quanto mais fatores maior é o risco e a necessidade de fazer visitas periódicas ao cardiologista.

Sintomas de problemas no coração

Alguns dos sinais e sintomas que indicam que se deve ir no cardiologista incluem:

• Cansaço constante, mesmo em repouso;
  • Tosse no meio da noite;
  • Inchaço nas pernas, tornozelos e pés ao final do dia;
  • Falta de ar ao realizar pequenos esforços ou em repouso;
  • Dor no peito constante ou em momentos de tensão;
  • Dificuldade para dormir com cabeceira baixa;
  • Batimentos do coração muito rápidos ou mais lentos do que o habitual;
  • Palpitações;
  • Batimentos do coração irregulares;
  • Pele pálida ou azulada;
  • Desmaios frequentes.

Caso o indivíduo tenha algum destes sintomas deve ir no cardiologista imediatamente, pois pode indicar a presença de alguma doença do coração.