As rugas são a uma das consequências mais temidas do envelhecimento, mas existem meios para evitá-las e também tratá-las
O maior pesadelo de algumas pessoas é o envelhecimento e o consequente aparecimento das rugas, que nada mais são do que uma decorrência da diminuição de colágeno, proteína produzida pelo nosso organismo e que tem um papel fundamental na sustentação da pele, tendões, ossos, cartilagens e tecido conjuntivo. É mais do que comum – e natural – perder parte da firmeza e da elasticidade da pele.
No entanto, o envelhecimento não é a única causa para o aparecimento das rugas. Exposição solar excessiva, poluição, estresse, privação do sono, questões genéticas, hábitos não saudáveis de alimentação e pouca hidratação também podem ocasionar o envelhecimento da pele. E, como consequência, o aparecimento das rugas, que podem começar a despontar já a partir dos 25 anos. As rugas que aparecem no rosto, naquelas áreas marcadas pelas expressões faciais, são as mais fáceis de perceber e, por isso, as que causam mais incômodo. Mas existem também casos de rugas bem mais profundas, visíveis até mesmo quando os músculos da face estão em repouso.
A produção de colágeno, o vilão das rugas
A produção natural do colágeno pelo organismo está associada à presença de um mineral bastante abundante na natureza: o silício. Suas propriedades são muito estudadas por diversas áreas da ciência, apresentando resultados positivos para a saúde. Ele é muito útil para melhorar a síntese do colágeno. Entretanto, na sua forma pura, mineral, não é absorvido pelo organismo. Para ser absorvido ele precisa estar conjugado com outras moléculas orgânicas.
Segundo especialistas, uma alimentação saudável e balanceada pode ajudar na reposição do silício orgânico, estimulando a produção do colágeno e evitando, assim, o aparecimento das rugas. Entre os alimentos ricos em silício estão:
– Frutas: Banana, manga, maçã, tangerina;
– Frutas secas e oleaginosas: tâmara, amendoim, amêndoas;
– Legumes: Pepino, abóbora, repolho cru, cenoura, cebola;
– Cereais: Cevada, aveia, milho, soja;
– Outros: Peixes e cogumelos.
Tratamentos contra rugas
O tratamento para rugas pode ser feito com a aplicação de cremes antirrugas. Além disso, existe a opção de fisioterapia estética, que pode ser feita com técnicas manuais e uso de equipamentos como laser, luz pulsada, peeling, preenchimento com ácido hialurônico ou radiofrequência, por exemplo. Estes tratamentos são indicados para eliminar todo tipo de marcas na pele. Eles alcançam ótimos resultados mesmo nos casos onde há muitas rugas ou quando elas são muito profundas. Mas é importante lembrar: seja qual for o tratamento escolhido, ele deve sempre ser feito com a orientação de um dermatologista habilitado. Só ele pode indicar o melhor caminho caso a caso.